"Um MIX de soluções para seu evento"     comercial@mixpalestras.com.br
contatos: (11) 3522-6622 / (11) 98079-3030 / (13) 98828-8929


Carlos Alberto Sardenberg

São Paulo/SP


Carlos Alberto Sardenberg

Um dos mais respeitados Jornalistas de Economia no Brasil, com experiência como repórter, redator e editor dos principais veículos de comunicação do país. Comentarista da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews) e do Jornal da Globo.


Artigos


"Como fechar mais negócios"

Carlos Alberto Sardenberg é Jornalista. Funcionário do Grupo Globo, suas opiniões são publicadas nos veículos de imprensa da Rádio CBN, TV Globo, O Globo e GloboNews. Atualmente, é comentarista de economia do Jornal da Globo e Hora Um da Notícia, além de ser apresentador eventual no Jornal da Globo e âncora da Rádio CBN. Escreve, ainda, um blog, no qual comenta e analisa as notícias sobre economia.


Sardenberg é um dos principais vencedores do Prêmio Comunique-se. Tem 10 troféus. Venceu três vezes na categoria Âncora de Rádio; cinco vezes como Comentarista Econômico – Mídia Falada e duas vezes na Mídia Escrita.

Foi escolhido como o segundo mais admirado jornalista de Economia do país, por votação no meio de comunicação, um prêmio concedido pelos portais Jornalistas&Cia e Maxpress, em 2016. Nesse mesmo prêmio, ficou entre o 10 jornalistas mais admirados do país.

Na TV, foi apresentador do Jornal das Dez da GloboNews, do telejornal da Gazeta Mercantil e do Roda Viva, programa de entrevistas da TV Cultura. É palestrante na área de política e política econômica (conjuntura, cenário nacional e internacional, perspectivas políticas e econômicas).

Jornalista desde 1969, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.

Passou a maior parte de sua carreira em SP, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez inúmeras coberturas no exterior. De 1985 a 1987, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento, ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.

De 1987 a 1988, foi assessor da Reitoria da Unicamp, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo. Outras atividades principais que exerceu: titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil; diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em SP; diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão; colunista da Folha de S. Paulo e colunista d'O Estado de S. Paulo.

 

Temas das Palestras

 

* Brasil: Cenários, Oportunidades e Desafios;

* Brasil: Mercado Interno e Exportações;

* Cenário Nacional e Internacional;

* Conjuntura Nacional;

* Governo e Políticas Públicas;

* Macroeconomia e Tendências;

* A Nova Economia;

* Perspectivas para a Indústria no quadro Econômico Nacional;

* Perspectivas Políticas e Econômicas;

* Política Econômica.

 

Livros


* O Assunto é Bolsa. Editora Saraiva, 2011, com Mara Luquet. Comentários e histórias sobre o mercado de ações no Brasil;

* Neoliberal, não. Libera. Editora Globo, 2008. Ensaios sobre a economia, política e cultura brasileiras;

* O Assunto é Dinheiro. Editoria Saraiva, 2006, com Mara Luquet. Sobre investimentos pessoais;

* O Assunto é Vinho. Editora Saraiva, 2007, com Renato Machado. Comentários sobre a arte de tomar vinho;

* Aventura e Agonia nos Bastidores do Cruzado. Editora Companhia das Letras, 1987. Uma reportagem sobre a criação, preparação e lançamento do Plano Cruzado, a primeira tentativa de reforma monetária no Brasil. Best-seller na lista da revista Veja.

 

09/2020

Mande-nos uma Mensagem