Hélio Mattar


Hélio Mattar

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Hélio Mattar

À frente do Instituto Akatu, que em tupi-guarani significa mundo melhor, tornou-se referência no debate sobre consumo sustentável. Mestre e Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford.


Vídeos



Artigos


"Consumo como ato de solidariedade"

"Consumo como ato de solidariedade"


Foi na década de 60, não sei precisar o ano; na ocasião, ela me tocou tanto que me dei ao trabalho de traduzi-la para o português. Ao relê-la, fui tomado novamente pela mesma emoção e percebo, não sem certo pesar, que quase nada mudou ao longo do tempo. Senti o mesmo completo desalento ao dar-me conta da enorme confusão em que vivia o mundo então e nos dias de hoje.


Parecemos esquecer que, a cada segundo, vivemos um novo e único momento do universo, um momento que nunca antes existiu e que nunca existirá novamente. Parecemos esquecer que vivemos um milagre cotidiano. Tratamos o mundo como se fosse absolutamente evidente, sem mistério.

Basta ver o que ensinamos a nossos filhos nas escolas. Ensinamos que dois e dois são quatro e que a capital do Brasil é Brasília. Quando passaremos a também ensinar o que eles são?


Deveríamos dizer a cada um deles: você sabe o que você é? E então contar: você é uma maravilha! Você é único! Em todo o mundo, não há nenhuma outra criança exatamente como você. Você é mesmo um milagre!


Todos somos milagres. No entanto, crescemos e esquecemos. Passamos a nos verde forma deturpada. De um lado, nós nos vemos apenas como pequenos átomos do universo,perdidos no infinito e sem condições de fazer qualquer diferença. Ou, então,nós nos imbuímos de enorme onipotência, como se nossa transformação em maravilha humana não fosse durar mais do que apenas um flash de tempo.


E então nos machucamos e machucamos outros. Enfrentamos nossas carências inseguranças buscando apenas a felicidade material, que é absolutamente fugaz e perecível,além do que, agora sabemos insustentável.


Esquecemos que todos os humanos foram produzidos por um milagre idêntico a o que nos produziu. E, por esquecer, construímos um mundo de enormes conflitos e de disputas desumanas.


Precisamos nos convencer de que o mundo somos todos nós. E, se há sofrimento de muitos,esse sofrimento é também de cada um, pois todo dependeu de todos. Se a pobreza é muita, não há forma dessa pobreza não atingir mesmo os que não a vivenciam.Se a vida no planeta vier a perecer, tragada pelo aquecimento global que já mostra suas garras ferozes, nenhum de nós terá nenhum privilégio na escolha divina ou terrena e pereceremos também.


Por tudo isso, a cada dia, devemos fazer algo pelos outros, saindo do egoísmo de cuidar apenas de nós mesmos. E temos todos, à nossa frente, um conjunto de ações que poderiam representar uma grande contribuição para mudar o mundo.


Por incrível que pareça, ao consumir - comprar, usar ou descartar produtos ou serviços-,podemos tentar impactar positivamente a sociedade e o planeta em um ato voluntário e cotidiano ao alcance de qualquer um, quase sem esforço.


Ao não desperdiçarmos recursos naturais; ao comprarmos produtos de empresas que investem em comunidades, funcionários e meio ambiente; ao preferirmos comprar de cooperativas de economia solidária; ao usarmos o que temos até que tenha esgotado a sua vida útil; ao nos perguntar, a cada compra, se realmente precisamos do que vamos comprar; ao usarmos o que compramos com profundo respeito pelo fato de o produto conter parte da natureza em suas matérias-primas, água e energia; ao descartarmos o que não serve mais para ser usado, buscando reciclara o máximo tudo o que for reaproveitável; em cada um desses gestos, pequenos gestos estarão, voluntária e cotidianamente, fazendo algo pelos outros, e não apenas por nós mesmos.


Ao consumirmos com consciência, buscando maximizar os impactos positivos de nossos atos de consumo, estaremos beneficiando a economia, a sociedade ou o meio ambiente e, portanto, fazendo um mundo melhor por meio de nossos atos de consumo.


E assim, ao final de cada dia, quando cada um de nós se perguntarmos sobre o que fez hoje para melhorar a vida dos que sofrem, dos que estão impedidos de se realizarem minimamente como humanos, para melhorar as condições ambientais para que a vida possa continuar em nosso planeta, teremos uma resposta. Teremos consumido com nossa consciência voltada para os outros, e não somente para nós mesmos,tornando o consumo um ato de solidariedade.

Mande-nos uma Mensagem