"Um MIX de soluções para seu evento"     comercial@mixpalestras.com.br
contatos: (11) 3522-6622 / (11) 98079-3030 / (13) 98828-8929


Paulo Araujo

Curitiba/PR
Veja o Perfil Completo

Paulo Araujo

Escritor e Conferencista. Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade. Especialista em palestras motivacionais, sempre primando pelo conteúdo das informações e pela interação com o público.


Vídeos



Artigos


"Concorrência para crescer"
"Vendas Consultivas"

"Concorrência para crescer"


Os corredores se amontoam na largada e "pow"! Ao som de um tiro todos iniciam a São Silvestre, uma das mais tradicionais corridas de rua do mundo realizada todo ano em São Paulo. Logo um deles se destaca pela velocidade e pelo ritmo que impõe aos demais. Aos olhos do público aquele é o "cara", corre muito e deve vencer o longo caminho com facilidade. Na verdade ele é o coelho! Não, o nome do atleta não é coelho. Coelho é o nome que se dá para aquele corredor que tem por objetivo ditar um determinado ritmo aos atletas ou a um atleta da sua equipe. Dificilmente um coelho vence uma prova, pois manter o ritmo inicial até o seu final é quase impossível.

No dicionário Priberam um dos significados da palavra concorrente é "pessoa que pretende coisa pretendida por outros". Genial! É sobre isso que quero falar.

Concorrente não é só aquela empresa que vende o mesmo produto ou serviço que você. Esse é o concorrente mais óbvio é claro, mas vamos pensar juntos em como extrair o melhor de cada concorrente.

Levante os processos fundamentais para o seu negócio onde vale a pena se tornar referência. Sabe aquela recepcionista simpática e eficiente daquele médico que você posterga em revisitar. Então, ta aí um concorrente. Caso o atendimento da recepção daquele consultório seja melhor e mais eficiente do que o da sua empresa você acaba de encontrar um concorrente. É claro que neste processo em específico. E assim vale para qualquer empresa que tenha uma logística melhor do que a sua, sistema de vendas, comércio eletrônico, enfim; naquilo que você considera estratégico para o seu negócio.

Aprenda sempre e nada de salto alto. É uma grande ilusão acreditar que atingimos a excelência. A excelência é uma busca constante e não tem fim. Por mais que esteja bom sempre dá para melhorar. Jamais dê por encerrada a busca pela melhoria contínua e sempre procure novas ferramentas, processos ou sistemas que possam ajudar a dar um salto a mais.

Olhe, pergunte, copie e melhore. Conheceu uma empresa que tem um processo melhor do que o seu? Vá até lá e a visite! Peça licença para conhecer in loco como se faz. Caso não seja possível pergunte aos clientes daquela empresa como funciona, como eles conseguem ser tão bons assim. Depois separe o joio do trigo, defina critérios de medição e metas de forma clara e persiga esse nível de excelência que o seu concorrente já tem.

Ninguém é bom em tudo! Sempre existirá alguém que faz algo melhor do que a sua empresa ou que a sua empresa faz melhor do que os outros. Aprenda com o concorrente e não perca noites de sono pensando o quanto sua empresa poderia ser melhor se fizesse daquele jeito. Perca noites de sono descobrindo, elaborando, planejando e executando um processo que pode ser no mínimo igual ou melhor do que o seu concorrente. Gaste sua energia e tempo em ação, não em lamentação!

Coelho bom é aquele que ao final da sua própria corrida ajudou os colegas da sua equipe a manter um ritmo que os leva a vitória final. Concorrência boa é aquele que te faz crescer! Dita um ritmo de inovação constante, busca por melhorias no atendimento ao cliente e torna o mercado mais maduro e profissionalizado.

Longa vida aos bons concorrentes! São eles que ditam o ritmo e a velocidade de melhorias que a sua empresa irá fazer para sempre estar no pelotão de elite do seu mercado.


Mande-nos uma Mensagem