"Um MIX de soluções para seu evento"     comercial@mixpalestras.com.br
contatos: (11) 3522-6622 / (11) 98079-3030 / (13) 98828-8929


Robert Wong

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Robert Wong

Um dos mais destacados Headhunters (caçadores de talentos) do Brasil. Chairman da HAVIK, boutique de Executive Search. Foi Presidente da Korn/Ferry para o Brasil e a América Latina.


Vídeos



Artigos


"A arte da Comunicação"

"A arte da Comunicação"


A arte da comunicação consiste em entender, inicialmente, o posicionamento do principal órgão de comunicação do corpo humano - a cabeça. Ocupando posição destacada, em cima dos ombros, ela é um invólucro seguro para a máquina mais sofisticada do mundo: o cérebro.

Ganhamos também um par de olhos, que se combinam perfeitamente com nosso cérebro, reforçando ainda mais a lógica natural: depois de pensar, observe. Observe seu interlocutor, sua plateia, o ambiente, o momento e a linguagem corporal sua e de seus interlocutores.

Para não deixar dúvidas, fomos premiados com um par de ouvidos. A mensagem é clara: depois de pensar e observar, é o momento de ouvir duplamente, não apenas por termos duas orelhas, mas para ouvir as vozes externas e, principalmente, as nossas vozes internas - os sentimentos, a sabedoria, a intuição e a nossa verdade. E, por último, falar.

Em vez de seguir o que seria natural - pensar, observar, ouvir e depois falar -, o que se percebe em reuniões de diretorias, em entrevistas de emprego ou em discussões em família é, antes de qualquer coisa, o quanto as pessoas falam. Elas extravasam as palavras, muitas vezes sem filtro algum, para depois ouvir o que não querem ouvir, observar as indignadas reações e, por último, pensar na besteira que falaram ou nas consequências das próprias palavras. Exatamente na sequência contrária do que deveria acontecer.

Existe um ditado chinês que se encaixa perfeitamente nestas situações: "Você é senhor do que não diz, e escravo do que diz." Sábias palavras.


Mande-nos uma Mensagem