Antonio Carlos Teixeira da Silva

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Antonio Carlos Teixeira da Silva

Ex-executivo que teve oportunidade de aplicar e dividir seus conhecimentos sobre Criatividade e Inovação. Seu trabalho, pioneiro no Brasil, o transformou em uma referência em Criatividade e Inovação empresarial.


Vídeos



Artigos


"livro Inovação - Como criar ideias que geram resultados"

"livro Inovação - Como criar ideias que geram resultados"


Como você define a Criatividade?
É a capacidade que o ser humano tem de fazer as coisas de uma forma diferente, ver as coisas sob outros pontos de vista. Ser criativo é "pensar fora da caixa", conseguir novas idéias pra lançar um produto, implementar um processo, criar uma nova maneira de se relacionar com o cliente. Hoje em dia ter criatividade e saber aplicá-la na empresa é um diferencial competitivo, como saber gerenciar conflitos e conduzir uma negociação. A inovação começa com uma ideia. E a criatividade é a ferramenta para essa inovação ser posta em prática.


Qual é o objetivo do seu livro INOVAÇÃO - Como criar ideias que geram resultados?
O objetivo do livro é recuperar a capacidade criativa que todo ser humano tem, mas fica adormecido. É preciso treinar, reaprender a ser criativo, capacidade que você deve ter em casa, no trabalho, em todos os âmbitos da sua vida e, claro, em benefício da empresa também. Antigamente era até um preconceito trazer idéias novas para a empresa, hoje não, ser criativo é fator de sobrevivência e pode ser aplicado em todas as áreas da empresa: na contabilidade, no departamento pessoal, entre outras áreas não menos importantes. O livro é bastante interativo e, ao final de cada capítulo, há uma relação de exercícios práticos e pontos para reflexão.


E como devem fazer aquelas pessoas que não possuem esta habilidade?
Tem que desenvolver. Não há outra alternativa. Tem que ter a iniciativa, acreditar na sua idéia. Infelizmente, a maioria das pessoas se contentam quando tem apenas uma boa idéia. Quem tem apenas uma idéia não tem nada. Para chegar a uma boa idéia você tem que ter várias delas. É como exercício físico: quanto mais você exercita, mais idéias você vai ter. É preciso se acostumar sempre a procurar uma nova alternativa para resolver um problema ou para otimizar uma oportunidade. Habituar-se a pensar diferente é sempre questionar: Por que desta maneira? Não haverá outra melhor? É também assumir que embora uma coisa esteja sendo feita da mesma maneira há muito tempo, não quer dizer que esta é a melhor maneira.

Como é possível ser criativo na busca por um emprego?
Antonio Carlos - O primeiro passo é conscientizar-se de que, se você fizer tudo o que os outros fazem, será apenas mais um na multidão. Isto não quer dizer que deva eliminar os caminhos tradicionais (anúncios de jornais, agencias de emprego, processos seletivos, Internet), mas sim, desbravar novas alternativas. Uma opção é investir bastante tempo na construção de uma rede de relacionamentos. As indicações funcionam e são um método muito utilizado pelas empresas. Porém, para inovar, você deve reformular o conceito de como procurar o emprego. Faça-se as seguintes perguntas:

Como poderei ser útil para esta empresa?
Quais são os meus diferenciais competitivos em relação aos demais candidatos?
O que eu sei fazer que poucos sabem?
Que experiências eu tenho que poucos têm?
Que diferenciais competitivos poderei desenvolver em minhas qualificações profissionais? De que maneiras poderei criar novos diferenciais competitivos?
Responda a si mesmo a seguinte pergunta: "O que me diferencia positivamente da maioria dos candidatos?" Se não conseguir responder a esta pergunta retornar à pergunta acima.

Você não pode deixar que seu currículo seja transformado em "commoditie", igual a todo mundo. Se assim fizer só encontrará um emprego se pedir o salário mais baixo e será igual a todos os outros.



Como identificar os profissionais mais criativos em uma entrevista de emprego?
Antonio Carlos - Os mais criativos são aqueles que conseguem produzir uma grande quantidade de idéias. Isto é fundamental, porque você só vai encontrar uma boa idéia se produzir muitas idéias. Esta primeira fase é conhecida por brainstorm: não importa se você irá aproveitá-las depois, o que vale é a quantidade de idéias geradas. Avaliar a utilidade das mesmas será decidido numa segunda fase do processo criativo.

O que mais bloqueia uma empresa de inovar?
Antonio Carlos - Uma das razões é que muitas empresas possuem sistemas administrativos que foram concebidos há 40 anos para gerenciar rotinas, não a inovação. Isto pode ocorrer mesmo contra a vontade da gerência que quer inovar, mas os métodos de administração bloqueiam a inovação. Por exemplo: excesso de normas, hierarquia rígida, punição por erros e, principalmente, medo. As empresas não devem empurrar a inovação com a barriga. Infelizmente, muitas empresas matam idéias que realmente não deveriam matar, ou evitam que nasçam. Efetivamente não estimulam a geração de ideias. Estas não terão um futuro muito brilhante.
Mande-nos uma Mensagem