Cris Poli

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Cris Poli

Apresentadora de TV, Pedagoga e Escritora, conhecida por ser a Supernanny brasileira, no SBT. Seus livros sobre como educar os filhos são best-sellers.


Vídeos



Artigos


"Cada tipo de Pai"

"Cada tipo de Pai"


Anualmente, o mês de agosto entra para a listadas programações que festejam aqueles que exercem sua paternidade de formaresponsável e digna. Entre tantos pais, de todas as idades, há variados estilose tipos. Homens, preparados ou não para a grande tarefa de educar, sustentar eamar seus filhos, são alvo desta edição.


Quem se dirige a eles é Cris Poli, a educadora mais conhecida do Brasil,a  colunista também do Enfoque. Toda semana, em seu programa de TV, esta servade Deus orienta homens e mulheres sobre deveres e prazeres em família. Nosmomentos de crise, brigas, insatisfações, dúvidas e necessidade de perdão, paise filhos sentem-se sem rumo. É preciso apoio emocional, profissional e.espiritual.


Quem é pai de verdade sabe da importância de seu papel na vida de um serque está em formação. Mas, não existe apenas um tipo de pai, mas vários. Nemsempre, alguns tipos são exemplares. Muitos são carentes de apoio e instrução.Outros são razões para alegria dentro de casa. Por isto, Cris Poli escrevediretamente àqueles mais comuns e que precisam apenas de uma palavra especialpara o pai.



Tipos de Pais


Pai omisso:

O pai é uma figura muito importante na família e diante dos filhos. Elesprecisam ouvir sua voz, suas opiniões, seu posicionamento nas diferentessituações. Ele é referencial para os filhos, principalmente, filhos homens. Seeles se omitirem, os filhos irão buscar esse referencial em qualquer outrolugar porque precisam disso.


Pai machão:

Talvez esse tipo de pai tenha tido como referencial um pai machão. Masse hoje ele conhece a Deus, pode mudar essa atitude para com seus filhos, mesmoque não tenha vivenciado uma experiência boa com seu pai. Os filhos precisam deum pai com o caráter de Jesus e isso é possível aprender estudando a Bíblia eorando.


Pai pedófilo:

Esse tipo de pai precisa procurar ajuda de um profissional para selibertar dessa maldição. Praticar a pedofilia é inaceitável em qualquer caso,não somente em pais crentes, além de ser crime.


Pai preguiçoso:

A preguiça é um mal do qual devemos nos livrar, tomando consciência doquanto é prejudicial para nossas vidas e como é um mau exemplo para os filhos.A preguiça é contagiosa e, muito provavelmente, pais preguiçosos têm filhospreguiçosos, já que filhos são imitadores das atitudes dos pais. Tomeconsciência, ore e se liberte!


Pai rancoroso e irado:

O rancor e a ira são contraproducentes na hora de educar os filhos eestabelecer um relacionamento amável em casa. O rancor dá lugar ao ódio, àamargura. A ira dá lugar ao furor e leva a ter reações das quais nosarrependemos mais tarde. É necessário deixar o ódio e abandonar o furor paranão dar lugar ao pecado que nos separa de Deus e não nos permite assumir comconsciência a responsabilidade de educar os filhos diante de Deus.


Pai exagerado em quase tudo:

Todo exagero é negativo. A atitude dos pais na educação dos filhos deveser ponderada e mantida em equilíbrio para poder agir da maneira correta. Asupervalorização das situações dá uma visão errada do que está acontecendo narealidade. Ore e peça a Deus sabedoria para avaliar os diferentesacontecimentos.


Pai rigoroso:

Pais precisam ser firmes com seus filhos, mas flexíveis também e cheios de amore compreensão. O rigor é um extremo da firmeza que deve ser administrado damaneira correta. Leia a Bíblia e procure momentos de firmeza nas atitudes deJesus, mas longe de ser rigoroso. O que você semeia isso também colherá.


Pai passivo, fraco:

Filhos precisam ter um referencial de pai atuante, forte em Jesus, que possa esaiba orientá-los e aconselhá-los quando eles precisam. Toda passividade dálugar para que outros se levantem em seu lugar e tomem sua posição na educaçãodos filhos. A fraqueza é sinônima de omissão. Ore e se fortaleza em Deus,busque em Jesus a verdadeira fortaleza que fará de você um pai exemplar.


Pai violento:

Violência gera violência. O pai violento terá filhos violentos e, com o tempo,os pais não saberão como controlar essa violência mesmo dentro de casa. A violênciapode ser física, verbal, moral ou de qualquer outro tipo. Lembre-se de que seusfilhos aprendem com seu exemplo. Eles são observadores e imitadores docomportamento dos pais.


Pai debochado:

O deboche não é o melhor exemplo para os filhos porque ao observar o pai eaprender essa maneira de agir, irão reproduzir a mesma atitude por onde forem.A oração é o melhor remédio para tomar consciência disso e corrigir, sempreseguindo o modelo de Jesus.


Pai vaidoso:

Sempre que essa vaidade não for exagerada, essa atitude, quando bemdirecionada, pode dar um bom exemplo aos filhos. Ao ter um pai que goste de sevestir bem, de escolher a roupa com cuidado, de cuidar de sua aparência, os filhos,certamente, seguirão esse exemplo. Mas cuidado com os exageros, seja moderado!


Pai carinhoso:

Que maravilha! É tudo o que os filhos precisam para poder ter a atenção e aexpressão do amor que o pai sente. Esse pai, com certeza, dedica tempo paraestar com seus filhos, brincar com eles, conversar e conhecer cada um deles.Continue assim.

Mande-nos uma Mensagem