Artur Ximenes

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Um Brasil de Oportunidades e Desafios: Para onde ir e o que fazer.

Um Brasil de Oportunidades e Desafios: Para onde ir e o que fazer.


Mais um final de ano chegando, período onde grande parte das empresas tiram um tempo para pensar e reavaliar os seus planos e objetivos para os próximos meses e anos. Uma tarefa cada vez mais importante, e que exige boas informações, dados atualizados, contextualizados e uma pitada de intuição.

Parar, ampliar perspectivas, se posicionar e definir o que, como, com quem, para quem e porque fazer cada ação, para se chegar aos objetivos mais rápido e com melhores resultados é uma super tarefa que não pode ser negligenciada.

Se nada de muito radical acontecer no nosso país ou a nível mundial, tudo leva a crer que o Brasil está condenado a crescer.

 

Para te ajudar nessa importante tarefa, quero compartilhar algumas ponderações importantes para sua tomada de decisão em relação à:

* As possibilidade do seu mercado, sua capacidade de produção, gargalos, distribuição e as possíveis parcerias estratégicas necessárias;

* Os processos, produtividade, tamanho e atualização de suas equipes internas e de vendas;

* O nível de tecnologia e digitalização embarcados e necessários na sua operação;

* A capilaridade, tamanho e a qualificação da carteira de clientes;

* As ferramentas e os meios de comunicação necessários para manter sua empresa, marcas e produtos atrativos, próximos e conectados com seus clientes;

* O perfil de concorrentes diretos, indiretos e entrantes que surgirão, dentre outros aspectos.

 

São apenas 5 minutos para essa importante leitura.

Pontuo abaixo, uma série de informações que corroboram com a minha visão otimista, e que podem servir como ponto de partida de várias de suas reuniões para discutir, definir e se preparar para o futuro que vocês estão enxergando e resultados que querem alcançar.  

 

  1. Grande fluxo de investimentos contratados e direcionados a saneamento, ferrovias, portos, aeroportos, rodovias, telecomunicações dentre outros. O que vai gerar muitos empregos, movimentar toda a cadeia de serviços e construção; melhorar e baratear toda a cadeia logística. (900 bilhões de reais contratados nos próximos 10 anos) – Quanto dessa grana pode ir para o caixa da sua empresa?
  2. A guerra na Ucrânia, deu grande visibilidade e relevância ao Brasil em vários aspectos, o que vai aumentar a demanda por produtos brasileiros, inevitavelmente. Que produtos e serviços sua empresa pode atender dessa demanda de mercado fora do pais?
  3. Com a desorganização de toda a cadeia produtiva global, provocada pela guerra, grandes multinacionais começam a olhar para o Brasil como uma excelente base de instalação de novas unidades fabris. (Em função da proximidade geográfica e capacidade de ampliação das fontes de energia limpas, renováveis e barata). Mais investimentos injetados na nossa economia em várias regiões.  
  4. Os nossos gestores públicos descobriram, finalmente, que quando se reduz impostos, estimulamos e aumentamos o consumo, a produção nas empresas e a arrecadação nas três esferas de governo. O quanto dessa redução de impostos sua empresa está, estrategicamente, usando para ganhar competitividade e mercado, ampliar estrutura, melhorar margens ou para deslocar concorrentes?
  5. O recorde de arrecadação dos Municípios, Estados e com salários dos servidores em dia, maior fluxo de dinheiro nas cidades e investimentos públicos.
  6. Com a titularidade de terra de mais de 350 mil famílias, mais credito, produção e consumo irão surgir nas regiões agrícolas do país. O que sua empresa precisa começar a pensar de produtos ou serviços, para essa imensidade de gente que vai passa a ter credito e produzir?
  7. A chegada das águas da transposição do Rio São Francisco vai mudar a realidade econômica e diminuir drasticamente o êxodo de pessoa de várias cidades nordestinas. O que sua empresa precisa avaliar e pensar fazer com todas as novas oportunidade que vão surgir?
  8. A inflação sob controle e caindo nos últimos dois meses. Que oportunidade podem surgir para sua empresa, ou que ajustes precisam ser feitos nos produtos e serviços para acelerar ganho de mercado?   
  9. Taxa de juros continua alta, mais com tendencia de baixar. Com todo o novo credito que vai surgir, onde sua empresa pode atuar?
  10. Taxa de desemprego reduzindo e melhorando. Isso gera, automaticamente, mais consumo e demanda, mais gente para as empresa, como você pretende suprir essa realidade?
  11. A inadimplência das famílias tende a diminuir em função dos número de novos postos de trabalho que estão surgindo. (bilhões de novas vendas)
  12. Aumentos consecutivos nas vendas do varejo. (bilhões em bons negócios, ampliação e atualização de lojas)
  13. Aumento e manutenção dos valores dos auxílios sociais, o que vira consumo imediato. (bilhões em consumo imediato)
  14. Aumento da confiança dos consumidores. (consumo represado)

 

E ai! Enxergou alguma possibilidade/oportunidade em tudo isso que ponderei?

Analisando cada uma dessas informações, onde você acredita que sua empresa pode atuar e obter melhores resultados?

Qual sua visão e sentimento em relação ao mercado dos próximos meses e anos?

Você está Otimista, cético ou pessimista?

 

Uma coisa é certa, tudo leva a crer que vai faltar gente até sem experiência.

 

Primeira constatação: Melhorar a gestão das pessoas, processos e ferramentas/equipamentos será inevitável.

Primeira tarefa: Montar um plano de Investimento em atualização, conscientização e capacitação de suas equipes.

 

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” e “Dinheiro não acaba, só troca de mão”

 

 

09/2022

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