Um Brasil de Oportunidades e Desafios: Para onde ir e o que fazer.
Mais um final de ano chegando, período onde grande parte das empresas tiram um tempo para pensar e reavaliar os seus planos e objetivos para os próximos meses e anos. Uma tarefa cada vez mais importante, e que exige boas informações, dados atualizados, contextualizados e uma pitada de intuição.
Parar, ampliar perspectivas, se posicionar e definir o que, como, com quem, para quem e porque fazer cada ação, para se chegar aos objetivos mais rápido e com melhores resultados é uma super tarefa que não pode ser negligenciada.
Se nada de muito radical acontecer no nosso país ou a nível mundial, tudo leva a crer que o Brasil está condenado a crescer.
Para te ajudar nessa importante tarefa, quero compartilhar algumas ponderações importantes para sua tomada de decisão em relação à:
* As possibilidade do seu mercado, sua capacidade de produção, gargalos, distribuição e as possíveis parcerias estratégicas necessárias;
* Os processos, produtividade, tamanho e atualização de suas equipes internas e de vendas;
* O nível de tecnologia e digitalização embarcados e necessários na sua operação;
* A capilaridade, tamanho e a qualificação da carteira de clientes;
* As ferramentas e os meios de comunicação necessários para manter sua empresa, marcas e produtos atrativos, próximos e conectados com seus clientes;
* O perfil de concorrentes diretos, indiretos e entrantes que surgirão, dentre outros aspectos.
São apenas 5 minutos para essa importante leitura.
Pontuo abaixo, uma série de informações que corroboram com a minha visão otimista, e que podem servir como ponto de partida de várias de suas reuniões para discutir, definir e se preparar para o futuro que vocês estão enxergando e resultados que querem alcançar.
- Grande fluxo de investimentos contratados e direcionados a saneamento, ferrovias, portos, aeroportos, rodovias, telecomunicações dentre outros. O que vai gerar muitos empregos, movimentar toda a cadeia de serviços e construção; melhorar e baratear toda a cadeia logística. (900 bilhões de reais contratados nos próximos 10 anos) – Quanto dessa grana pode ir para o caixa da sua empresa?
- A guerra na Ucrânia, deu grande visibilidade e relevância ao Brasil em vários aspectos, o que vai aumentar a demanda por produtos brasileiros, inevitavelmente. Que produtos e serviços sua empresa pode atender dessa demanda de mercado fora do pais?
- Com a desorganização de toda a cadeia produtiva global, provocada pela guerra, grandes multinacionais começam a olhar para o Brasil como uma excelente base de instalação de novas unidades fabris. (Em função da proximidade geográfica e capacidade de ampliação das fontes de energia limpas, renováveis e barata). Mais investimentos injetados na nossa economia em várias regiões.
- Os nossos gestores públicos descobriram, finalmente, que quando se reduz impostos, estimulamos e aumentamos o consumo, a produção nas empresas e a arrecadação nas três esferas de governo. O quanto dessa redução de impostos sua empresa está, estrategicamente, usando para ganhar competitividade e mercado, ampliar estrutura, melhorar margens ou para deslocar concorrentes?
- O recorde de arrecadação dos Municípios, Estados e com salários dos servidores em dia, maior fluxo de dinheiro nas cidades e investimentos públicos.
- Com a titularidade de terra de mais de 350 mil famílias, mais credito, produção e consumo irão surgir nas regiões agrícolas do país. O que sua empresa precisa começar a pensar de produtos ou serviços, para essa imensidade de gente que vai passa a ter credito e produzir?
- A chegada das águas da transposição do Rio São Francisco vai mudar a realidade econômica e diminuir drasticamente o êxodo de pessoa de várias cidades nordestinas. O que sua empresa precisa avaliar e pensar fazer com todas as novas oportunidade que vão surgir?
- A inflação sob controle e caindo nos últimos dois meses. Que oportunidade podem surgir para sua empresa, ou que ajustes precisam ser feitos nos produtos e serviços para acelerar ganho de mercado?
- Taxa de juros continua alta, mais com tendencia de baixar. Com todo o novo credito que vai surgir, onde sua empresa pode atuar?
- Taxa de desemprego reduzindo e melhorando. Isso gera, automaticamente, mais consumo e demanda, mais gente para as empresa, como você pretende suprir essa realidade?
- A inadimplência das famílias tende a diminuir em função dos número de novos postos de trabalho que estão surgindo. (bilhões de novas vendas)
- Aumentos consecutivos nas vendas do varejo. (bilhões em bons negócios, ampliação e atualização de lojas)
- Aumento e manutenção dos valores dos auxílios sociais, o que vira consumo imediato. (bilhões em consumo imediato)
- Aumento da confiança dos consumidores. (consumo represado)
E ai! Enxergou alguma possibilidade/oportunidade em tudo isso que ponderei?
Analisando cada uma dessas informações, onde você acredita que sua empresa pode atuar e obter melhores resultados?
Qual sua visão e sentimento em relação ao mercado dos próximos meses e anos?
Você está Otimista, cético ou pessimista?
Uma coisa é certa, tudo leva a crer que vai faltar gente até sem experiência.
Primeira constatação: Melhorar a gestão das pessoas, processos e ferramentas/equipamentos será inevitável.
Primeira tarefa: Montar um plano de Investimento em atualização, conscientização e capacitação de suas equipes.
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” e “Dinheiro não acaba, só troca de mão”
09/2022