Maílson da Nóbrega

São Paulo/SP


Maílson da Nóbrega

Economista. Foi Ministro da Fazenda no Governo Sarney, depois de desempenhar longa carreira no Banco do Brasil e no setor público. Formou-se em Economia em 1974 pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração do DF, pertencente ao Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB).


Vídeos



Artigos


"A maldição do petróleo"

Maílson da Nóbrega é Economista. Formou-se em Economia em 1974 pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração do DF, pertencente ao Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB).

Foi Ministro da Fazenda no governo de José Sarney, depois de desempenhar longa carreira no Banco do Brasil e no setor público, da qual se destacam os seguintes cargos: Consultor Técnico e Chefe da Divisão de Análise de Projetos do Banco do Brasil; Chefe da Coordenadoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio; Secretário Geral do Ministério da Fazenda.

Atuou como Diretor Executivo do European Brazilian Bank, em Londres. Como ministro, presidiu vários órgãos, como o Conselho Monetário Nacional e o CONFAZ.

Foi membro do Board de Governadores do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Chefe da Delegação Brasileira na negociação do acordo bilateral Brasil/Japão no âmbito do Clube de Paris; Membro do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre um Código de Conduta para as Empresas Transnacionais.

 

Atua como consultor desde 1990, além de participar de conselhos de administração de empresas no Brasil e no exterior. Realizou viagens de estudo sobre os mecanismos de financiamento à agricultura nos EUA, Canadá, Austrália, França e Japão. 

 

Escreveu por 6 anos uma coluna semanal na Folha de S.Paulo e por 8 anos uma coluna semanal n'O Estado de S. Paulo. Atualmente, é colunista quinzenal da Revista Veja. Tem vários artigos publicados em outros veículos e coletâneas.

 

Tema da Palestra

 

* Perspectivas da Economia Brasileira

 

Livros

 

* Além do feijão com arroz: Autobiografia;
* O Futuro Chegou: Instituições e Desenvolvimento no Brasil;
* O Brasil em Transformação.

 

05/2019



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem