Selecione o Profissional
 

Rodrigo Pimentel

TEMAS:


Rodrigo Pimentel é Autor dos Best-Sellers Elite da Tropa e Elite da Tropa II, publicados em espanhol, francês, polonês, inglês e italiano.

 

Foi membro da PM do RJ, de 1990 a 2001. Como capitão, atuou no BOPE de 1995 a 2000. Em 1997, concedeu uma entrevista em que relata com detalhes a sua experiência no BOPE em operações no combate ao tráfico de drogas em morros no RJ e discorre a respeito da atividade policial especializada na capital.

 

É Pós-Graduado em Sociologia Urbana pela UERJ. Foi articulista do Jornal do Brasil e co-produtor do documentário Ônibus 174, pelo qual recebeu o prêmio Emmy Award, principal prêmio da televisão mundial. Hoje, Rodrigo é Consultor de Segurança. Seu primeiro contato com o cinema foi durante a produção de Notícias de uma Guerra Particular. Foi durante as filmagens do documentário Ônibus 174, sobre o sequestro do ônibus 174, no RJ, que Pimentel comentou seu interesse de fazer uma ficção sobre a polícia do Rio, baseados em relatos de amigos e na sua própria experiência no Bope. Nascia ali a ideia do Tropa de Elite. Em 2005, com o roteiro do filme já em andamento, Pimentel escreveu o livro Elite da Tropa, em parceria com Luiz Eduardo Soares e André Batista. Após muitos acharem que o personagem principal do filme, o Capitão Nascimento, é inspirado em si mesmo, Pimentel declarou que foi um personagem criado e totalmente fictício, baseado em acontecimentos ocorridos com ele e com outros integrantes do BOPE.

 

Foi, por seis anos, comentarista de segurança da Rede Globo e fez participação no RJTV.

 

Roteirista dos filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite II, que venceu o prêmio principal do Festival de Cinema de Berlim, levando o Urso de Ouro de melhor filme, que é o prêmio de maior prestígio do Festival de Berlim e um dos mais importantes e prestigiados prêmios de cinema do mundo.


Hoje, Rodrigo presta consultorias em segurança para empresas e viaja por todo Brasil com sua palestra Construindo Tropas de Elite.


Formação Acadêmica


§ 1989-1991 – Escola de Formação de Oficiais, PM do Estado do RJ;
§ 2001 – Pós Graduado em Sociologia Urbana, UERJ.


Experiência


1992 – Comandante da Companhia Destacada da Polícia Militar da Cidade deResende, no Estado do RJ;
1994 - 1999 – Comandou a Equipe Alfa do BOPE, no RJ. A mesma equipe retratada nos filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite II;
1999 – Foi personagem do documentário Notícias De Uma Guerra Particular, de João Salles, no qual relata com detalhes a sua experiência no BOPE em operações no combate ao tráfico de drogas em comunidades do RJ;
1999-2012 – Consultor de Segurança do Banco Santander;
2001-2002 – Articulista do Jornal do Brasil;
2002 – Produtor do Documentário Ônibus 174, no qual recebeu o prêmio Emmy Award, principal prêmio da televisão mundial;
2003 – 2016 - Consultor de Segurança da PWC - PricewaterhouseCoopers;
2005 – Instrutor Convidado do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;
Autor do Best –Sellers Elite da Tropa (2006) e Elite Da Tropa II (2010);
Autor dos Filmes Tropa De Elite (2007) e Tropa de Elite II (2010);
2010 – 2016 - Comentarista de Segurança Pública da TV Globo;
2010 – Até o Momento – Palestrante.
2012 – Foi condecorado pelo Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador.

 

Cursos


1993 – Curso de Ações Táticas do GATE (Grupamento de Ações Táticas Especiais da PM de SP);
1995 – Curso de Operações Especiais no Batalhão de Operações Especiais da PM do RJ;
1995 – Curso de Negociação de Conflitos com Tomada de Reféns – BOPE;
1995 – Estágio de tiros com fuzil – AMAN;
1996 – Curso de Ações Antibomba no GATE (Grupamento de Ações Táticas Especiais da PM de SP);
1997 – Curso Crisis Management - Staff FBI Quântico – Virgínia/EUA;
1997 – Curso Especialista em Arma de Fogo - HK International Training Division Center - Sterling - Virgínia/EUA;
1998 – Curso de Segurança e VIP Protection - ISDS (International Security & Defence Systems) em Israel;
1999 – Curso VIP Protection Course - Tactical Explosive Entry School;
2001 – Curso de Segurança Empresarial: Fraude nas Corporações, Proteção de Personalidades, Gerenciamento de Crises, Proteção da Informação/ Cyber War, Segurança em Mega Eventos, Sistema Integral de Segurança, After Report Sydney -ISDS (International Security & Defence Systems).

 

Temas das Palestras


Construa sua Tropa de Elite com o Oficial que inspirou e criou o Capitão Nascimento

 

Sob a inspiração do filme Tropa de Elite, a palestra propõe estabelecer a relação entre a realidade do BOPE, das empresas e atividades do mundo corporativo. Rodrigo Pimentel ensina como formar uma verdadeira tropa de elite, baseando-se se no princípio das operações especiais, utilizadas pelos homens de preto, onde o resultado é a missão cumprida!

 

A principal da abordagem é o que está além dos processos: o compromisso com a marca (empresa): o foco no resultado, o trabalho de equipe, a superação de limites – metas, a liderança mútua, e a auto realização no cumprimento da missão-tarefa. A interação entre o público e o ex- Capitão do BOPE, o oficial que criou e inspirou o famoso Capitao Nascimento, interpretado pelo ator Wagner Moura, tem como objetivo despertar as pessoas para superar os desafios do ambiente competitivo do trabalho e para focar a liderança sob o aspecto dos “homens de preto”.

 

Temas: Compromisso (com o líder, com o time e com a empresa), Estratégia, Treinamento, Liderança, Planejamento, Foco, Trabalho em Equipe, Superação, Metas, Atitude, Gestão de Pessoas, Disciplina.

 

A Liderança sob o Aspecto do Capitão Nascimento

 

A palestra aborda aspetos da liderança aplicada ao cotidiano de equipes da alta performance e do BOPE. Apresenta a estrutura de tomada de decisão, desenvolvida para dar conta do cumprimento de missões de alto risco sob condições adversas.

 

Controle de Desempenho

 

Aborda aspectos teóricos e práticos das três dimensões de mensuração de desempenho do BOPE (Conduta, Qualidade e Resultado) como forma de controle da performance individual e coletiva de grupos de alto rendimento.

 

Segurança corporativa, pessoal, privada, pública, patrimonial e bancária

 

* Proteção do conhecimento;

* Cenários de grandes eventos;

* Mídia e seguranca pública;

* O avanço da violência e o comportamento dentro do automóvel blindado;

* Segurança e conduta pró ativa: Construindo uma cultura de prevenção;

* Criminalidade: Suas causas e consequência para o comércio;

* A evolução da violência urbana no Brasil;

* Redução da desigualdade e o aumento da violência;

* Gerencimento da imagem e reputação da empresa em crise (Case ônibus 174);

* Inteligência em redes sociais (Case Shoppings Centers – Rolezinho);

* Ações de segurança e o impacto na sociedade civil;

* Equipes de atuação em comunidades;

* Sipat – Segurança do trabalho: Construindo Tropas de Elite com foco em Segurança.

 

Os Ensinamentos Éticos de uma Tropa de Elite: Ou você se corrompe, se omite ou vai pra guerra! (tema: ética)

 

Rodrigo faz uma análise sobre ética em cima de cases atuais. No momento está dedicado a uma nova missão junto com Zé Padilha, diretor dos filmes Tropa de Elite, na pesquisa da série Netflix, O Mecanismo, que relata os bastidores da operação Lava Jato, baseado no livro mais vendido do ano, segundo a revista Veja, Lava Jato, escrito pelo jornalista Vladimir Netto. Ética ou a falta dela é que não falta nessa história.

Temas abordados: Panorama político atual do país, corrupção, a ética na Tropa de Elite, ética individual e institucional, moral, modelos éticos, preservação de valores, prejuízo da desonestidade nas empresas, jornalismo e ética, crime institucionalizado e deontologia.

 

De PM a Palestrante de Alta Performance (tema: transição de carreira)

 

Rodrigo aborda as oportunidades e os desafios da sua trajetória profissional, que teve início na Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1989, quando ingressou na Escola de Formação de Oficiais. Após sua saída, virou escritor e lançou os livros Elite da Tropa I e II. Em seguida, roterizou os filmes Tropa de Elite e logo após virou comentarista da TV Globo, finalizando sua carreira como um dos palestrantes mais requisitados do país.

 

Temas abordados: Carreira, vida, autoconhecimento, valores, habilidades, resiliência, desafios, oportunidades e a busca incessante por novos conhecimentos.

 

Obs: Toda as palestras podem ser adequadas ao que a empresa necessita, através de um briefing entre o cliente e o palestrante.

 

02/2020


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • twitter:
    @mixpalestras
  • Mande-nos uma Mensagem