Plínio Nastari é Presidente em uma das principais empresas de consultoria do mundo especializada em mercados agrícolas, atendendo a clientes em 41 países.
Lidera uma grande equipe na empresa, alojados em seis escritórios (Alphaville, São Paulo / Capital, Ribeirão Preto, Santos, Recife e Nova Iorque), assistindo uma série de empresas com análises de mercado, decisões de investimentos em ativos de produção e de logística relacionados com açúcar, etanol e outras atividades agroindustriais, em países das Americas, África, Europa e Ásia.
Ao longo dos anos, o estabeleceu uma cooperação frutuosa entre a empresa e da Organização Internacional do Açúcar (ISO), com a organização conjunta da prestigiada Sugar & Ethanol Conference que antecede o Sugar Dinner de New York nos últimos nove anos. Foi Chairman do 19º Seminário Anual da ISO em Londres.
Organizador do Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day, por três anos consecutivos, em Londres, em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Organizador por 14 anos consecutivos da tradicional Conferência Internacional da Datagro em de São Paulo, que precede o Jantar do Sugar Dinner de São Paulo, e do Datagro Ceise Br Conference Fenasucro, em Sertãozinho, SP, a maior feira de equipamentos para açúcar e etanol do mundo. Organizador do Agribusiness Forum Global, em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), um evento bianual.
Detém os graus de M.Sc. e Ph.D. em Economia Agrícola, pela Universidade Estadual de Iowa.
Foi por 22 anos professor de Economia da FGV - Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, nos cursos de nível de graduação e pós-graduação (MBA, Mestrado e Doutorado).
Ex-Diretor executivo e Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), ele ajudou o desenvolvimento das especificações do etanol que permitiu o seu uso em motores de injeção direta.
Serviu como membro das Comissões Técnicas do Conselho Interministerial de Açúcar e Álcool, Comissão Nacional de Energia e da Comissão para Reexame da Matriz Energética. Assessorou governo brasileiro em temas de Planejamento Energético (1984-1986 e 1991-1993), desregulamentação da indústria (1997-1999), negociações comerciais (1991-2004), e disputas comerciais.
Com vasta experiência em negociações e disputas comerciais na ITC (International Trade Commission) e na Organização Mundial do Comércio, Dr. Nastari atuou pelo governo brasileiro como Economista-Chefe nas disputas comerciais envolvendo exportações de etanol para os Estados Unidos, exportações de açúcar subsidiado da União Européia, regime comum de importação de bananas na União Européia, e regime brasileiro para a importação de pneus usados e recauchutados.
É árbitro da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem, e atuou como Perito em vários casos nesta câmara e na ICC, a Câmara de Comércio Internacional, em Paris.
Autor Principal do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), e Consultor de Energia de Biomassa exceto madeira, do Conselho Mundial de Energia.
Co-fundador e membro do Consenso de Biocombustíveis Sustentáveis (Bellagio Consenso), Rockefeller Foundation Bellagio Center, Bellagio, Itália, de 2008, e participante do Fórum Estratégico de Bled, desde 2008, em Bled, na Eslovénia.
Membro do Comitê Mundial de Açúcar, na ICE Futures (Intercontinental Exchange), em Nova York, onde são feitas recomendações para melhorias nas regras de contratos e outros assuntos relacionados com o comércio mundial de açúcar.
Membro do PAPSAC, da Universidade de Harvard, em Boston.
É orador freqüente em energia, biocombustíveis e conferências do agronegócio em todo o mundo, com presença regular em Londres, Paris, Washington, Orlando, São Paulo, Cingapura, Amsterdã e Dubai.
Já recebeu os Prêmios Presidente Ernesto Geisel e Canassauro Rex.
Teve a honra de receber a Cidadania Honorária do Estado de Nebraska, e foi premiado na Casa Branca por sua contribuição para o desenvolvimento do uso de biocombustíveis na aviação.
Temas da Palestras
* Agronegócio;
* Agronomia;
* Agrotecnologia;
* Sustentabilidade;
* Meio Ambiente;
* Ecologia.
05/2024