Barbara Carine

Salvador/BA


Barbara Carine

Mestre e Doutora em Ensino de Química, com Pós-Doutorado na Cátedra de Educação Básica – IEA-USP. Professora Adjunta do Instituto de Química da UFBA. Idealizadora, Sócia e Consultora Pedagógica da Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do Brasil.


Barbara Carine é mãe, mulher negra cis, nordestina, professora, escritora, empresária, Graduada em Química e em Filosofia pela UFBA, Mestre e Doutora em Ensino de Química pela UFBA/UEFS. Realizou Pós-Doutorado na Cátedra de Educação Básica – IEA-USP.

 

É Professora Adjunta do Instituto de Química da UFBA. Membro permanente do corpo docente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA).

 

Autora de livros como: "Descolonizando Saberes: Mulheres Negras na Ciência" (finalista do Prêmio Jabuti 2021) e "História Preta das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras" (finalista do prêmio Jabuti 2022).

 

Idealizadora, Sócia e Consultora Pedagógica da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do Brasil.

 

Temas das Palestras

 

* Educação;

* Letramento Racial;
* Racismo / Diversidade.

 

11/2023



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem