Bianca Santana

São Paulo/SP


Bianca Santana

Jornalista, Colunista da revista Gama, Escritora, Professora e Militante Feminista Negra Brasileira. Doutora em Ciência Da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.


Vídeos



Bianca Santana é Jornalista da Colunista da Revista Gama. Diretora-executiva da Casa Sueli Carneiro e Autora de "Continuo preta: A Vida De Sueli Carneiro" (Companhia das Letras, 2021) e de "Quando Me Descobri Negra" (SESI-SP, 2015).

 

Na obra, a escritora parte de uma reflexão pessoal, “tenho 30 anos, mas sou negra há 10. Antes, era morena”, para analisar as particularidades do racismo Brasil, essencialmente velado e, por isso mesmo, tão cruel quanto sorrateiro. 

 

Doutora em Ciência Da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com a tese "A escrita de si de mulheres negras: memória e resistência ao racismo", que recebeu o Prêmio Tese Destaque USP- 10ª Edição. Mestra em educação também pela USP.


Foi professora da Faculdade Cásper Líbero e da pós-graduação em jornalismo multimídia na Faap.


Pela UNEafro Brasil, colaborou com a articulação da Coalizão Negra Por Direitos.


É associada da SOF - Sempreviva Organização Feminista e compõe os conselhos da Artigo 19, dos institutos Vladimir Herzog e Marielle Franco.

 

 

Temas das Palestras

 

* Antirracismo;
* Questão Racial em especial, da Mulher Negra;
* Táticas e Políticas dos cotidianos.

 

04/2022.

 



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem