Martine Grael

Rio de Janeiro/RJ


Martine Grael

Velejadora Bicampeã Olímpica e Campeã Mundial de Iatismo na classe 49er FX junto com a parceira e proeira Kahena Kunze eleita pela Federação Internacional de Vela a melhor velejadora do mundo em 2014. Martine e Torben Grael são os únicos pai e filha campeões olímpicos da história do esporte brasileiro.


Martine Soffiatti Grael é Velejadora Bicampeã Olímpica e Campeã Mundial de Iatismo na classe 49er FX junto com a parceira e proeira Kahena Kunze eleita pela Federação Internacional de Vela a melhor velejadora do mundo em 2014.

 

Filha do bicampeão olímpico Torben Grael, começou a velejar aos quatro anos de idade pelo Rio Yacht Club. Ela e Kahena, também filha de um velejador campeão mundial, Claudio Künze, conheceram-se no início da adolescência, quando começaram a participar de competições em barcos diferentes, as duas com 13 anos, e se tornaram rivais dentro d'água e amigas fora dela. Em 2004 e 2006 foi bicampeã brasileira da classe Optimist, embora não tenha se considerado uma velejadora muito boa neste tipo de barco, um tipo de embarcação bastante leve e de controle simples, indicada para crianças e jovens até 16 anos, considerado o barco-escola da vela.

 

Em 2009, Martina e Kahena, agora velejando juntas como timoneira e proeira no mesmo barco, foram campeãs mundiais júnior na classe 420. Com o título júnior nas mãos, Martine optou por formar uma dupla com Isabel Swan, medalha de bronze na classe 470 em Pequim 2008, para tentar a vaga nesta classe para Londres 2012, mas as duas foram derrotadas na seletiva brasileira por Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. Além destes títulos, na carreira ela já foi vice-campeã mundial e vice-campeã europeia em 2013 na 49erFX e campeã mundial militar, é atleta da Marinha do Brasil na classe HPE 25.

 

Em 2014, tornou-se, junto com Kahena, campeã mundial em Santander, na Espanha, a primeira vez que velejadoras brasileiras conquistam o título. Amigas de infância e ex-rivais na vela em categorias diferentes, Martina e Kahena foram eleitas as melhores esportistas do ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro, recebendo o Prêmio Brasil Olímpico de Atleta do Ano de 2014. Em 2015, na disputa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela, Martine conquistou um ouro em Weymouth, na Inglaterra, uma prata em Hyères, na França, e um bronze em Miami, nos Estados Unidos. Em Toronto 2015, disputando os Jogos Pan-americanos, foi medalha de prata. Foram também pela segunda vez vice-campeãs mundiais, em Buenos Aires.

 

Na Rio 2016, Martine tornou-se campeã olímpica de vela ao lado de Kunze, ao vencerem a Regata das Medalhas da categoria com uma vantagem de apenas 2 segundos para as medalhistas de prata da Nova Zelândia. Com a medalha de ouro, ela e Torben Grael são os únicos pai e filha campeões olímpicos da história do esporte brasileiro. No ciclo olímpico seguinte, em 2017 ela foi novamente vice-campeã mundial como em 2013 e 2015, e depois de se classificar para os próximos Jogos no Campeonato Mundial de Classes Olímpicas em Aarhus, na Dinamarca, em setembro de 2018 venceu, e com antecipação de uma regata, o evento-teste da Vela para Tóquio 2020 na raia olímpica de Enoshima, no Japão, em dupla com Kahena, depois de se afastar da 49er FX por uma temporada para competir na Volvo Ocean Race junto à outra tripulação.

 

Nos Jogos Pan-Americanos de 2019 foi a porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura em Lima, ao lado de Kahena Kunze. As duas foram as primeiras brasileiras a carregar a bandeira em uma edição dos Jogos. A dupla conquistou a medalha de ouro na classe 49erFX. Em 3 de agosto de 2021, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, Grael conquistou a medalha de ouro ao lado de Kunze e tornou-se bicampeã olímpica, alcançando a mesma marca de seu pai.

 

Temas de Palestras

 

* Competitividade;
* Cooperativismo;
* Esportes;
* Planejamento e Estratégia;
* Superação de Desafios;
* Trabalho em Equipe / Disciplina.

12/2021



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem