Renan Quinalha

São Paulo/SP


Renan Quinalha

Advogado, Militante de Direitos Humanos e Professor de Direito (Instituições Judiciais e Cidadania) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Co-organizou as obras “Ditadura e Homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade” e "História do Movimento LGBT no Brasil". Tem engajamento no ativismo LGBT, escreve regularmente para grandes veículos na imprensa (Folha de SP, O Globo, Revista CULT) e possui larga experiência em palestras e workshops sobre diversidade e inclusão.


Vídeos



Renan Quinalha é Advogado, Militante de Direitos Humanos e Professor de Direito (Instituições Judiciais e Cidadania) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

Coordenador Adjunto do Núcleo Trans Unifesp. Doutor em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI - USP). Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP).

 

Graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo, do Conselho do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) e do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

 

Membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP. Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Preservação da Memória Política. Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade.

 

Foi Visiting Research Fellow no Watson Institute da Universidade de Brown (EUA) pesquisando violência contra a população LGBT no Brasil. Publicou os livros “Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão contra a comunidade LGBT” e “Justiça de Transição: contornos do conceito”.

 

Co-organizou as obras “Ditadura e Homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade” e "História do Movimento LGBT no Brasil". Tem engajamento no ativismo LGBT, escreve regularmente para grandes veículos na imprensa (Folha de SP, O Globo, Revista CULT) e possui larga experiência em palestras e workshops sobre diversidade e inclusão.

 

Temas das Palestras

 

* Ciências Sociais;
* Diversidade;
* Direitos Humanos;
* Filosofia;
* Negócios; 
* Política;
* Sociologia.

10/2021



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem