Silvio Almeida

Silvio Luiz de Almeida é advogado, Professor de filosofia e Professor universitário brasileiro, Autor e atual Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil.


Vídeos



Silvio Luiz de Almeida é Advogado, Filósofo e Professor Universitário.

 

É autor dos livros Racismo Estrutural, Sartre - Direito e Política e O Direito no Jovem Lukács - A Filosofia do Direito em História e Consciência. Também preside o Instituto Luiz Gama.

 

No campo acadêmico, formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo.

 

Em suas obras, trabalha com conceitos de autores como Sartre e György Lukács. Em seus textos, questões sobre minorias e desigualdades costumam ser abordadas sob a perspectiva jurídica, incluindo ativismo judicial, o papel dos poderes e a atuação das polícias.

 

Ocupa o cargo de professor da graduação em Direito e da pós-graduação em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, e de professor visitante na Universidade Duke, nos Estados Unidos da América.

 

Em 2021 foi o relator da Comissão de Juristas instituído pela Câmara dos Deputados para a apresentação de propostas legislativas para o com até ao racismo institucional.

 

Em 22 de dezembro de 2022, foi anunciado como o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do terceiro governo Lula. Logo anunciou a intenção de recriar a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, responsável por localizar vítimas da ditadura militar, extinta no final do governo Bolsonaro.

 

 

Temas das Palestras

 

* Direito;
* Economia;

* Educação;
* Filosofia;
* Racismo.

03/2023



Cotar Profissional  
Mande-nos uma Mensagem