Selecione o Profissional
 

João Paulo Barreira

João Paulo Barreira

TEMAS:


João Paulo Guerra é um garoto bilíngue, estudante do ensino fundamental, escritor, palestrante e programador. Foi vencedor de concurso de colonização espacial da NASA e Brasileiro do Ano na Educação pela revista IstoÉ.

 

Começou a escrever seu primeiro livro, “No Mundo da Lua e dos Planetas” aos 5 anos de idade. Em agosto de 2016, lançou esse livro que conta aventuras espaciais de três amigos, na Bienal Internacional do Livro de SP, sendo reconhecido como o autor bilíngue mais jovem que se tem notícia. Logo em seguida, ele desenvolveu um videogame contando a história do livro com a orientação dos professores da escola e junto com o livro enviou um projeto que concorreu com 6 mil estudantes do mundo inteiro de até 18 anos. Aos 6 anos, com o chamado Sonic World SS, foi o vencedor do NASA Ames Space Settlement Contest, na categoria Mérito Literário. Em maio de 2017, João Paulo foi convidado para receber o prêmio em congresso da NASA em Saint Louis, nos EUA, onde foi diplomado como o mais novo ser humano a discursar em um congresso promovido por cientistas da NASA. 

 

Após um ano de conquistas, apresentações e palestras em escolas públicas e particulares promovendo a importância da leitura, do aprendizado e da boa educação, em dezembro de 2017, João Paulo foi homenageado pela revista IstoÉ como Brasileiro do Ano na Educação, evento com a presença do Presidente da República e do Sr. Juiz Sérgio Moro, entre outras personalidades do meio político, empresarial e artístico.

 

Em janeiro de 2018, foi nomeado Embaixador do NASA Science Days, evento promovido pela NASA em parceria com o Kennedy Space Center, com o objetivo de ensinar STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) para jovens e crianças de todo o Brasil, com meta de atingir 5 milhões de estudantes. Em fevereiro de 2018, foi nomeado Embaixador do Concurso Mundial de Redação de Cartas, promovido pela União Universal de Selos (com sede em Berma/Suíça).

 

Com conhecimento adquirido no congresso da NASA, nas escolas e em suas pesquisas, João Paulo lançou seu segundo livro, “Morando no Espaço / Living in Space”, também bilingue, em português e em inglês, onde fala sobre a colonização espacial. Em março de 2018, palestrou em inglês no 1º Congresso Mundial de Educação (CETEC), promovido pelo SESI/FIESP, a convite do Sr. Paulo Skaff, falando sobre educação e abrindo o palco para o professor finlandês Dr. Pasi Sahlberg.

 

Em junho de 2018, foi palestrante do MIT, em Boston/EUA, na 5ª Conferência Mundial de Português como Língua de Herança para professores. Em julho de 2018, foi recebido na sede da ONU em NY pela Secretária Geral da Infância e Juventude, Srª Jayathma Wickramanayake, do Sri Lanka, para discutir as dicas de respeito contidas em seu segundo livro, em sintonia com os itens da Agenda 2030 da ONU. Na ocasião, ele aproveitou a oportunidade e fez uma carta ao Secretário Geral da ONU, o português Sr. Antonio Guterres, solicitando a inclusão da língua portuguesa nas língua oficial da ONU.

 

João Paulo foi atração da 25ª Bienal Internacional do Livro de SP, com os escritores e cartunistas Mauricio de Souza e Ziraldo, a fim de promover a literatura infantil.


Desde 1994, o Nasa Ames Space Settlement Contest é realizado anualmente pelo Centro Ames de Pesquisa, órgão da agência espacial estadunidense sediado na Califórnia. O concurso abre inscrições no mundo inteiro, para alunos de até 18 anos, dos ensinos fundamental e médio.

 

Temas das Palestras

 

* Astronomia;

* Educação;

* Tecnologia.

 

12/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • twitter:
    @mixpalestras