Selecione o Profissional
 

Valéria Almeida

Valéria Almeida

TEMAS:


Valéria Almeida é Repórter, Documentarista e Palestrante. Pós-Graduada pela FAAP em Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais. Iniciou sua carreira em assessoria de imprensa, migrou para o fotojornalismo e atuou por 4 anos na revista CartaCapital, até ser convidada por Caco Barcellos para integrar a equipe do Profissão Repórter, da Globo, em 2011.

 

Seu trabalho na TV é marcado por uma linguagem documental, focado, principalmente, em questões socioculturais. Entre suas reportagens, destacam-se a história de uma das secas mais severas do Nordeste brasileiro; a imersão no cotidiano de pessoas que trabalham, de forma degradante, no maior lixão da América Latina, a poucos quilômetros do Congresso Federal; a denúncia do desvio de verbas de merenda escolar, em Roraima; e o registro da atuação de médicos expedicionários em uma aldeia indígena, em plena Floresta Amazônia. 

 

Os temas sociais também conduziram a jornalista para fora do Brasil. Em Moçambique, mostrou como o HIV se espalhou pelo país, tornando-se a principal causa de morte e reduzindo drasticamente a expectativa de vida. Na fronteira entre México e EUA, apresentou o drama de mexicanos que vivem pelas ruas, na esperança de um dia conseguirem fazer a travessia. 

 

Valéria é apresentadora de diversos quadros, fazendo reportagens nos programas ‘É de Casa’, ‘Encontro com Fátima Bernardes’ , ‘Mais Você’ e ‘Bem Estar’, todos do entretenimento da Globo. Também é colunista na Rádio CBN SP, onde faz comentários sobre cotidiano, cultura e sociedade. Paralelamente, desenvolve projetos pessoais de séries e documentários e se dedica ao estudo de linguagens audiovisuais.

 

Em 2012, foi finalista do Emmy Internacional, juntamente à equipe do Profissão Repórter, com o programa que abordou o tema “Jovens e Drogas”. Nos anos de 2013 e 2015, recebeu o Prêmio Globo de Jornalismo, com a participação nos episódios "Seca e Cheia" e "Partos", respectivamente. Em 2016, escreveu um capítulo do livro “Profissão Repórter – 10 anos”, que reúne as principais coberturas do programa. Em 2017, recebeu o Troféu Dandara dos Palmares, da OAB Santos, que homenageia mulheres que contribuem com seus trabalhos para a tolerância e o respeito interracial.

 

Realiza trabalhos como Mestre de Cerimônias.

 

Temas das Palestras

 

* Jornalismo;

* Racismo / Diversidade.

 

 

12/2019


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • twitter:
    @mixpalestras