"Um MIX de soluções para seu evento"     comercial@mixpalestras.com.br
contatos: (11) 3522-6622 / (11) 98079-3030 / (13) 98828-8929


Fernando Gomes Pinto

São Paulo/SP


Fernando Gomes Pinto

Doutor em Neurotraumatologia Experimental. Consultor do Encontro com Fátima Bernardes. Chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, desde 2007.


Fernando Gomes Pinto é Chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, desde 2007.

 

É graduado em Medicina pela USP e Pós-Graduado em Neurocirurgia Pediátrica pela World Federation of Neurosugical Societies. Doutor em Neurotraumatologia Experimental pela USP. Fez sua residência médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

 

É especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Atuou como Professor Livre Docente pela Disciplina de Neurocirurgia da FMUSP em 2013. É Neurocientista Consultor do Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, desde 2013.

 

Fernando é integrante do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do IAMSPE e da Neurologia da FMUSP.

 

Atua como Neurocirurgião do Hospital Beneficência Portuguesa de SP. É também Chefe do Centro de Cranioestenose e HPN na BP.

 

Tema da Palestra

 

Como viver melhor e ser mais feliz no mundo atual

 

O doutor explica de maneira simples e didática o funcionamento das principais áreas do corpo físico e do cérebro e como elas influenciam positiva ou negativamente na mente. Para compreender como viver melhor e ser mais feliz no mundo atual, Fernando se baseia em um conceito criado por ele: a Criação de ASAS, e fala sobre esses 4 pilares básicos do estilo de vida saudável: Atividade física, Sono, Alimentação e Sonhos.

 

A Atividade Física melhora o fluxo sanguíneo cerebral e o exercício regular promove a liberação de endorfinas provocando bem estar e analgesia. Isso porque substâncias liberadas durante o movimento coordenado do corpo são capazes de estimular o circuito neural do prazer, além de promover a melhora da memória por estimular o hipocampo. E o mais importante: os níveis normais de serotonina protegem contra a depressão.

 

O Sono é a parada obrigatória e o descanso para o cérebro. Nesta etapa é possível compreender que o sistema nervoso central passa por um padrão de funcionamento ativo, mas sem o contato consciente com o ambiente. Isto é, o subconsciente passa por vários estágios enquanto o corpo físico e o cérebro poderão se restabelecer para o próximo dia.

 

Na Alimentação, o médico explica que o cérebro é formado por 86 a 100 bilhões de neurônios que se comunicam por sinapses, transmitindo impulsos elétricos. E para que eles funcionem em perfeita ordem é preciso "equilibrar o prato".

 

Por fim, os Sonhos, que são as nossas verdadeiras motivações do caminho a seguir, são discutidos como caminho agradável para o autoconhecimento. Para atingir metas é preciso expandir a capacidade mental e quando elas estão estabelecidas os lobos frontais trabalham ao nosso favor. Nessa região o raciocínio lógico e o planejamento são executados.

 

Durante a palestra, diversas neurodicas são ensinadas e os ouvintes são capazes de transformar positivamente a sua vida. Os livros do Dr. Fernando contêm estes e outros assuntos sobre a neurociência aplicada ao comportamento e à promoção da saúde.

 

03/2019

Mande-nos uma Mensagem