Selecione o Profissional
 

José Nêumanne Pinto

José Nêumanne Pinto

TEMAS:


José Nêumanne Pinto é Jornalista, Poeta e Escritor. Editorialista e articulista d'O Estado de S. Paulo e comentarista diário na Rádio Estadão.


Em 1976, foi agraciado com o Prêmio Esso de jornalismo econômico. É membro da Academia Paraibana de Letras e por mais de 15 anos foi comentarista diário na Rádio Jovem Pan. Integrou por muitos anos o setor de jornalismo do SBT, onde tinha o quadro "Direto ao Assunto" em diversos telejornais da emissora, notadamente no Jornal do SBT, até 2014, quando migrou para a TV Gazeta.

 

Na infância, como um seminarista, foi muito aficionado à leitura, tempo que seria a base de sua carreira profissional. Foi influenciado por grandes escritores e poetas, como Augusto dos Anjos, Castro Alves e Manuel Bandeira. Nêumanne atribui sua paixão pelas letras e pelo jornalismo às histórias que ouvia de sua mãe nas noites de lua do sertão paraibano. Desde essa época, ele sonhava em escrever suas próprias histórias.

 

Começou sua carreira como jornalista em 1968, como crítico de cinema e repórter de polícia no Diário da Borborema, de Campina Grande. Posteriormente, trabalhou no jornal Folha de S. Paulo e foi secretário, chefe de redação e repórter especial da sucursal paulista do Jornal do Brasil, editor de política, de opinião e editorialista do O Estado de S. Paulo e assessor político do senador José Eduardo de Andrade Vieira, ex-Ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo e da Agricultura.


Foi ainda colunista na edição em espanhol do jornal The Miami Herald, onde escrevia um artigo semanal sobre o Brasil, e comentarista político e econômico do quadro diário Direto ao Assunto, do SBT. Seu bordão jornalístico é "José Nêumanne Pinto, direto ao assunto".

 

De 1996 a 2012, foi editorialista do Jornal da Tarde, e desde 2000 dedica-se ao colunismo semanal do site Cineclik, especializado em cinema, e também foi comentarista diário da Rádio Jovem Pan (no programa Direto ao Assunto), ambos de SP. Integra também o Conselho Editorial do site Trilhas Literárias. Ficou na Rádio Jovem Pan até 2016 onde foi para a Rádio Estadão.

 

Com 12 livros publicados, três de poesia, um romance e cinco de reportagens e ensaios políticos, entre romances, biografias e poesias, José Nêumanne é um dos jornalistas e escritores mais celebrados do Brasil.


Temas das Palestras


* Economia;

* Política.

 

Livros

* Mengele, a Natureza do Mal;
* As Tábuas do Sol;
* Erundina, a Mulher que Veio com a Chuva;
* Atrás do Palanque: Bastidores da eleição presidencial de 1989;
* Reféns do Passado: coletânea de artigos e ensaios políticos;
* A República na Lama: Uma Tragédia Brasileira; 
* Barcelona, Borborema;
* Veneno na Veia;
* Solos do Silêncio;
* O Silêncio do Delator;
* As fugas do Sol;
* O que sei de Lula. 
 

09/2020


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato
  • twitter:
    @mixpalestras
  • Mande-nos uma Mensagem