"Um MIX de soluções para seu evento"     comercial@mixpalestras.com.br
contatos: (11) 3522-6622 / (11) 98079-3030 / (13) 98828-8929


Leandro Karnal

São Paulo/SP


Leandro Karnal

Historiador, Professor da UNICAMP e Apresentador da CNN. Doutor em História Social pela USP. Foi curador de diversas exposições, tendo colaborado na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa, em SP.


Vídeos



Leandro Karnal é Historiador, Professor da UNICAMP e da PUC/RS, especializado em História da América, Escritor, Palestrante e Apresentador de TV.


Foi curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em SP, tendo colaborado ainda na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa, em SP.

 

Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutor em História Social pela USP. Tem publicações sobre o ensino de História, bem como sobre História da América e História das Religiões.

 

Em 2020, tornou-se apresentador do CNN Tonight, programa de discussões, análises e debates da CNN Brasil.

 

Livros

 

* Estados Unidos: A Formação da Nação;

* Conversas com um Jovem Professor;

* História na Sala de Aula;

* Teatro da Fé: Representação religiosa no Brasil e no México do século XVI (1998);

* Pecar e Perdoar: Deus e Homem na história;

* A Detração: Breve ensaio sobre o maldizer;

* Todos contra nós: O ódio nosso de cada dia;

* Diálogo de Culturas.

 

 Temas das Palestras

 

* Conhecimento, trabalho e tempo no mundo contemporâneo;
* Planejamento e estratégia para um tempo novo: Onde eu quero estar, quando o futuro chegar;
* Liderança e Sustentabilidade Protagonismo;
* Ética e corrupção no mundo montemporâneo: Tem Solução;
* Gestão de mudanças;
* Sociedades Inteligentes;
* Olhando a crise em perspectiva;
* Transformar: Estratégia de um novo tempo;
* Modernidade líquida e os desafios do Judiciário;
* A vida na rede: internet, vaidade e exposição pública;
* A Arte de viajar;
* Arte Contemporânea: Para quem ama e para quem destesta;
* Sapiens: Seria o capitalismo uma religião?;
* Religião, Fundamentalismos e crenças no mundo contemporâneo;
* Brasil: Uma biografia;
* Europa desunida e imigração;
* Feminino e masculino na era líquida;
* Tristeza e elegria, euforia e depressão;
* Tecnologia e Informação: O poder da informação em suas mãos;
* Fatores Comportamentais que travam o desenvolvimento humano;
* Tradução e cultura;
* Educando no mundo líquido;
* Liderança No Mundo Líquido: Desafios de uma nova concepção.

 

Protagonismo: onde é que eu entro na história?   

Ao longo da história,  as explicações sobre o papel do indivíduo  variam bastante. Há posturas que destacam forças superiores que nos dirigem: destino, carma, sina. Há correntes indicando o oposto: o herói romântico, o carismático , o empreendedor que tudo faz a partir da sua vontade.  Nossa cultura brasileira tem tradição de omitir o eu histórico: tudo passa longe da minha decisão. Quais as explicações para o papel de cada um na condução da sua vida e na sociedade maior? Como o Estado Brasileiro foi constituído a partir deste diálogo complexo? Como podemos conciliar, na visão de Maquiavel: fortuna e virtù?  O que acontece conosco e com os outros , dependeria de quais decisões? Qual o papel do acaso ou da decisão soberana de um ser? A palestra trata destes temas e nos leva a pensar: quem escreve minha biografia? Com exemplos históricos e filosóficos, dissecaremos esta ideia do protagonismo de cada um.

 

Liderança: olhando a crise em perspectiva.


Todos os períodos da história são de crises agudas ou leves. A estabilidade é um pequeno hiato entre grandes crises. O desafio do mundo inquieto desperta o melhor e o pior das pessoas e dos sistemas. Ver a crise em perspectiva e agir dentro dela para bons resultados é um algo especial e desafiador. A crise vem para todos: a ação e a estratégia de cada indivíduo ou corporação é que representa a diferença entre o sucesso e o fracasso. Como pensar dentro da crise e na perspectiva de ascensão e queda de valores e métodos? Como olhar além do horizonte de crise e criar o salto necessário de crescimento? A palestra trata disto.

 

Liderança no mundo liquido.


O ponto de partida é a inquietação que marca a passagem do mundo sólido, para a fluidez do mundo líquido, de acordo com pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman. Sistemas, modelos e práticas de liderança vão perdendo seus antigos contornos para se adaptarem às novas exigências da realidade. Diante de um mundo imprevisível e em constante movimento é preciso encontrar novas formas de lidar com um futuro que ainda não existe e com desafios inesperados. A palestra aborda a necessidade de mudança de mindset, desenvolvimento de resiliência, equilíbrio emocional, o papel da liderança, estratégias de produtividade, entre outros.

 

Planejamento e estratégia para um tempo novo.


Onde eu quero estar, quando o futuro chegar” estamos sempre diante do desafio das palavras avaliação e planejamento. O tempo que passa traz uma base para projetar o tempo pela frente. A palestra trata da noção de tempo entre nós, especialmente sua aceleração com o chamado mundo líquido contemporâneo. A velocidade tem dois efeitos negativos: diminui a consciência do tempo e parece retirar de cada um sua individualidade como sujeito histórico. Enfatizaremos a noção de estratégia como antecipação das variáveis do futuro e da obtenção de metas dentro do tempo e condições possíveis.

 

Transformar: Estratégia de um novo tempo.


Diante de um quadro de crise, a seletividade de tudo fica mais acirrada. A margem de erro diminui drasticamente e a estratégia deve focar no que seja efetivo e real. O desafio é fazer com que todos possamos sair de uma zona de conforto e produzir uma ação realmente inovadora, marcante, de impacto no mercado.Como fazer a diferença para o indivíduo, para a empresa e para a sociedade brasileira? Para isto, a palestra enfatiza os riscos e armadilhas que a repetição e os clichês produzem na ação de cada um. Transformar: chave de toda ação e de todo avanço.

 

03/2021

Mande-nos uma Mensagem