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Floriano Serra

TEMAS:


Floriano Serra é Psicólogo, pós-graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM, especializado em Análise Transacional (ALAT).

 

Atua em Recursos Humanos há mais de 30 anos e é Diretor de Recursos Humanos e Qualidade de Vida da APSEN Farmacêutica. Ex-gerente e ex-Diretor Corporativo de RH em diversos grupos nacionais e internacionais como Banco Econômico; Grupo Engesa; Grupo Santista Têxtil (Bunge y Born); Grupo BSH Continental (Bosch-Siemens); Fundador e Diretor-Presidente do IPAT – Instituto Paulista de Análise Transacional e da SOMMA4 Consultoria em Desenvolvimento Pessoa e Organizacional.

 

Com forte atuação em processos comportamentais, Floriano caracterizou suas gestões pela busca de resultados, através da valorização pessoal e profissional dos funcionários e pela humanização do clima organizacional, além da relação capital x trabalho.

 

Por suas ações inovadoras, em 1996 recebeu o Prêmio Destaque RH do Ano, outorgado pela revista Gestão Plus & RH em Síntese. Floriano Serra é, ainda, autor de mais de uma dezena de livros sobre o comportamento humano (o mais recente é O gerente que veio do céu) e escreve artigos para jornais, revistas e sites de RH freqüentemente. As palestras que ministra em todo o Brasil têm como mensagem principal a busca do sucesso sem o comprometimento da qualidade de vida dos colaboradores da empresa.

 

Mesmo com vasto conhecimento dos aspectos legais, administrativos, políticos e estratégicos de RH adquiridos nesse período, Floriano, para sua atuação em Consultoria de Empresas, optou pelo segmento no qual se considera um especialista: comportamento humano, tanto na esfera pessoal quanto profissional/organizacional. Certamente essa escolha foi resultado de sua antiga atração pelo tema, reforçada pela Formação em Psicologia (Faculdade Paulistana, 1983) e atuação como psicoterapeuta por mais de 10 anos. Para compreender ainda mais o processo da comunicação e formação de opinião entre pessoas, Floriano pós-graduou-se em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

 

Em complemento à sua formação acadêmica, Floriano é especializado em Análise Transacional pela Associación Latino Americana de Analisis Transaccional (ALAT/Argentina), pela qual credenciou-se como Membro Especial, e em Programação Neurolinguística, qualificado como Practitionner pela Sociedade Brasileira de PNL.

 

Temas das palestras

 

* Liderança Transacional: Promovendo Transformações Pessoais para a Excelência da Liderança;

 

* Somos Todos Vencedores: Situação atual do Clima Organizacional no mercado em geral

 

Conteúdo: Que imagem temos de nós mesmos? Por que há situações ou pessoas que nos deixam inseguros? Como lidar com essas pessoas? Riscos reais do mau humor no trabalho; Como lidar com pessoas que "jogam" criando relações negativas; Vencedores sabem equilibrar o uso da Emoção e da Razão. Como isso é possível? O conceito transacional de Personalidade e sua influência no pensamento e no comportamento das pessoas; Conciliando Estilo de Vida e Pressão no Trabalho; Todos nascemos Vencedores. Por que algumas pessoas mudam para o caminho dos Perdedores? Como uma visão otimista e bem humorada da vida e do trabalho pode afastar as ameaças à Qualidade Vida e à saúde física e emocional do profissional, dando-lhe a energia natural dos Vencedores.

 

* E Por Que Não?

 

Desenvolvendo o pensamento criativo para enfrentar e vencer os novos desafios. Pontos abordados: Percepções e Diferenças Individuais: As pessoas têm diferentes percepções do mesmo fato ou situação e por isso vêem a solução dos problemas de maneira também diferente. Todas as pessoas podem ser criativas: Como a capacidade de Percepção e o potencial Criativo podem ser bloqueadas ou reprimidas em função de determinadas  características da personalidade. Como o "jeito de ser" da pessoa pode ajudar ou limitar seu potencial inovador. Bloqueio da Criatividade: Como a capacidade criativa pode ser  bloqueada. A origem desses bloqueios e como podem ser superados. O conceito transacional dePersonalidade e sua influência na manifestação dos processos criativos. Quebra de Paradigmas: A "tentação" de permanecer na "zona de conforto" e de fazer sempre igual porque "sempre se fez assim", repetindo a "mesmice". A necessidade de rever paradigmas s hábitos de rotina diante dos novos desafios. Exercícios para desenvolvimento do potencial criativo: Análise Transacional Aplicada a Vendas. 

 

Conteúdo Programático:

 

1. Meu jeito de ser: Os tipos transacionais de Personalidade; Características de cada tipo; Origens na formação; Disfunções, Exercício de Autoconhecimento.

 

2. Como me expresso: Como me mostro aos colegas, pares, gestores e clientes; Quais comportamentos mais me caracterizam; Reações típicas de cada um deles; Exercício de Autoconhecimento.

 

3. Como me relaciono com colegas e clientes: Meu estilo de Relacionamento com os colegas, pares e gestores; Como esse estilo afeta meu modo de negociar; Em que preciso mudar para obter melhores resultados; Desqualificação como convite ao conflito; Regras para uma Comunicação Eficaz e um Relacionamento harmonioso e produtivo em Vendas.

 

4. Será que meus colegas e clientes me vêem da mesma maneira que me vejo?: Nem sempre o percepção que uma pessoa tem de si corresponde ao modo como ela é vista pelos demais, pois muitas vezes ela não tem consciência do seu comportamento.

 

5. Como equilibro a afetividade sem comprometer o profissionalismo?:  O calor humano é importante nas relações pessoais e comerciais, desde que gerado de forma e em níveis adequados. Como obter esse equilíbrio em favor dos bons resultados.

 

6. Revento e mudando comportamentos: Reflexões sobre a necessidade de mudanças. Contrato Pessoal para Mudanças. Conclusões.

 

Livros

 

* "Posso Contar com Você?" (Ed. Ágora) e "Não Basta Amar Bastante" (Ed. Gente), onde trata do resgate das emoções e da harmonia da vida a 2;

* "E por que não...?" (Ed. Gente), sobre desenvolvimento do pensamento criativo e da motivação para Mudanças;

* "Diga Olá ao seu Anjo" (Ed. Gente) sobre espiritualidade no trabalho e na vida pessoal;

* "O Gerente que veio do Céu" (Ed. Gente), onde propõe um estilo de liderança humano, justo e bem humorado, sem prejuízo dos resultados buscados pela empresa.

 

03/2019


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