Selecione o Profissional
 

Claudio Carsughi

Claudio Carsughi

TEMAS:


Um dos mais veteranos jornalistas esportivos do Brasil em atividade, Claudio Carsughi nasceu na cidade italiana de Arezzo, em 13 de outubro de 1932.


Ainda adolescente rumou com a família para Florença e aprendeu a amar a Fiorentina e o futebol. Em 1946 chegou ao Brasil, onde já estavam seus avós. Fincou raízes e desde então só retornou ao país natal para rever a família.


Engenheiro formado, desde 1957 trabalha na Rádio Jovem Pan. Frio e metódico, é chamado de mestre por seus companheiros. Também atuava em 2008 no canal a cabo Sportv.


A vida de jornalista começou para valer em 1950. O pai de Carsughi era amigo de vários diretores do tradicional "Corriere dello Sport", da Itália, e sugeriu a eles que seu filho enviasse matérias sobre a Copa do Mundo que seria realizada no Brasil. Neste mesmo ano, teve o primeiro contato com gente ligada a Pan.


Por incrível que pareça, ia à emissora para escutar os jogos da Fiorentina em ondas curtas, já que não tinha dinheiro para comprar um rádio mais potente. Aos poucos ficou mais próximo do pessoal da Pan até ser contratado em 1957 para fazer uma pequena participação em um programa chamado 'Plantão da Meia-Noite'.


Na emissora paulista cobre as corridas de Fórmula 1 há muitos anos. Trabalhou ao lado do barão Wilson Fittipaldi e, em 1994, foi o primeiro jornalista brasileiro a noticiar a morte de Ayrton Senna, durante o Grande Prêmio de Ímola, em San Marino.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato