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Guilhermo Santiago

TEMAS:


Guilhermo Santiago toca nada menos do que 116 instrumentos.


Em seu mais enriquecedor período de aprendizado tirava da música apenas o suficiente para sua subsistência. Morou em muitos estados brasileiros e ainda em países sul-americanos como Bolívia, Chile, Uruguai, Peru e Argentina. Dos 17 aos 19 anos morou com a tribo indígena Xerente - localizada na área que hoje fica nos arredores de Palmas do Tocantins, Javaés (Ilha do Babanal - Tocantins e Kajajá no Mato Grosso (MT).


Após os 25 anos, Guilhermo diversificou sua forma de atuar levando os benefícios da música para áreas como Saúde, Educação, Teatro, Cinema e Gestão com Pessoas. Em outros 17 anos, Guilhermo já acumulou inúmeras consultorias a empresas de todos os portes no Brasil e no exterior, criou o Método S.O.M (Sistema de Organização Musical), compõem trilha sonora para teatro e cinema e é co-autor de manuais de treinamento e desenvolvimento de equipes de pessoas, além de ministrar MBA em Recursos Humanos e Marketing.


Santiago ministra entre oito e 12 palestras por mês e tem 310 empresas clientes, entre as quais algumas de países como México, Colômbia e Argentina.



Temas abordados


 * Motivação;
 * Comunicação;
 * Cooperação;
 * Integração;
 * Formação de Equipes;
 * Entretenimento Inteligente;
 * Jogos Cooperativos e Musicais;
 * Ferramentas para um bom ambiente no Trabalho e na Vida.


Objetivos Gerais


Integrar e descontrair, focando a motivação, comunicação e propiciando a confraternização e a reflexão sobre assuntos importantes e interessantes, sem, no entanto, deixar de dar conceitos de maneira agradável e divertida na área organizacional.

Oferecer condições para o desenvolvimento da confiança em si mesmo e/ou no coletivo.

Estimular a cooperação para prover soluções criativas sinérgicas de problemas do dia a dia com foco em resultados.

Possibilitar a aprendizagem, na prática, do que as pesquisas de neurociências sobre a mente e o cérebro têm descoberto sobre influência, emoções, saúde e mudança pessoal, poder e influência.

Predispor o público à mudança e a uma nova postura voltada para resultados com mais flexibilidade, agilidade e rapidez.



Objetivos Específicos


 * Sensibilizar o indivíduo para uma percepção mais ampla e conseqüentemente um interesse maior pelo universo sonoro, que a todo o momento nos acompanha e passa despercebido.

 * Instigar a criatividade, flexibilidade e a coragem de buscar o novo sem, entretanto, esquecer ou negar o que já se tem de concreto nas academias de música.

 * Contribuir para uma maneira de "ser"e "estar" melhor na vida.

 * Agregar valor ao indivíduo (por conseqüência seu trabalho, sua família etc.), assim como o coletivo (compartilhando experiências e soluções para os mesmos empasses simulados através dos jogos e vivências e/ou instrumentos inventados e fabricados).

 * Descobrir todo o potencial do som e/ou combinação sonora (ou pelo menos o que pudermos perceber), pois atualmente utilizamos a música apenas como entretenimento. Perdemos o referencial para que serve a música, mas sabemos que em tempos remotos a música tinha várias finalidades como: cura e anestesia; cálculo de contabilidade; verificação de harmonia ou desarmonia nas comunidades etc.



Benefícios Indiretos


 * O grupo será sensibilizado sobre a importância da formação de times coesos de trabalho com foco na melhoria do clima organizacional, dos resultados eficazes e no aumento da produtividade.

 * Desenvolvimento da percepção e o reflexo, isto é a capacidade de responder mais rapidamente aos estímulos de forma ainda mais assertiva.



Programa


 * Jogos Musicais.

 * Jogos Cooperativos

 * Jogos Teatrais.



Ferramentas


Além de metodologia diretiva e suas técnicas mais eficazes, adotamos técnicas vivenciais como:


 * Dinâmicas de grupo

 * Jogos Musicais (que potencializam harmonia, integração, ritmo, empatia etc.)

 * Exercícios vitalizadores e harmonizadores (quando necessário);

 * Desafios individuais e em equipe.



Referencial Teórico


 * Método S.O.M. - Estuda o efeito do som no organismo e na psique.

 * Construtivismo - Embasa o trabalho focado no treinando  e respeitando o que ele já sabe.

 * Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) - transforma a informação (conjunto de dados) em conhecimento (a teoria ganha significado para o treinando).

 * Jogos e Dinâmicas de grupo - Consolidam a aprendizagem e gerenciam o estresse negativo como benefício paralelo.

 * Inteligência Emocional - A teoria que revolucionou tudo o que sabíamos sobre o que é ser inteligente e ensina como maximizar os resultados que podemos obter individualmente e em equipe.

 * Estudos do Potencial Humano - Conjunto de teorias e técnicas que transformam simples informações em mudanças efetivas e valor agregado ao treinando e a organização.

 * Física Quântica - Retrata a teoria da administração Holística.

 * Programação Neurolingüística - Sistematiza os conhecimentos das mais modernas técnicas da psicologia, da neurociência e da neuropsicologia que estudam o comportamento e o funcionamento do cérebro e de como gerar excelência.


Recursos Utilizados e Condições de Realização


Para cada evento, serão solicitados materiais e ambientes específicos.



Formas de Trabalhos


 * Entretenimento Inteligente (5') - Consiste em inserções rápidas que permeiam trabalhos já programados. Ex.: Começo de trabalho, final de trabalho, entre palestras e/ou workshops.

Obs: Não existe número máximo de participantes.

 * Palestras (2h00) - Possui uma mescla entre exposição e interação com o público.

Obs: Não existe número máximo de participantes

 * Workshop (acima de 1h30 até 8h00 ) - Vivencial.

Obs: Possui limite máximo de participantes.

 * Cursos (acima de 8h00) - Vivencial.

Obs: Possui limite máximo de participantes.


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