Selecione o Profissional
 

Afro Reggae

TEMAS:


O Grupo Cultural Afro Reggae, ou apenas Afro Reggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993 inicialmente como um jornal informativo (Afro Reggae Notícias) das festas que o grupo realizava e também a valorização da cultura negra voltada, sobretudo aos jovens ligados a música como Reggae, Soul e Hip-hop. Inicialmente, a festa chamava-se RastaDancing.

O objetivo do Afro Reggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigário Geral.

Foi criado o Núcleo Comunitário de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial dese envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança percussão, futebol, reciclagem de resíduos e capoeira. A partir deste momento,o projeto consolidou-se e, em 1997, o núcleo contou com apoio de personalidades como Caetano Veloso e Regina Casé.

Com o passar do tempo, o Afro Reggae vem crescendo e hoje já atua em quatro comunidades, Vigário Geral, Morro do Cantagalo, Parada de Luca se Complexo do Alemão. Além disso, o grupo tem mais de 65 Projetos e também desenvolve trabalhos em todo Brasil e fora dele. O trabalho e a história do Afro Reggae foram contados no filme Favela Rising.

Workshops Culturais

Com o intuito de promover o intercâmbio cultural entre o time do AfroReggae e os participantes, circo, percussão e dança levarão o público a novas experiências sensoriais, as quais trabalharão corpo e mente em exercícios coletivos de entretenimento.

Todos os workshops do AfroReggae começam com um bom aquecimento. Acreditamos que esse momento é importante para preparar os participantes para essa experiência. Isso faz com que o participante assimile o momento sensorial de forma mais plena. O aquecimento é bastante lúdico. Em seguida, inicia-se o workshop propriamente dito.

Alongamento, aquecimento, exercícios em pares e em grupos: a ideia é experimentar dança, circo e percussão, construindo um ambiente saudável para a prática das atividades, e fornecendo um desenvolvimento criativo, mental e físico.


Workshop de Percussão

A ideia é expandir o conhecimento musical do participante e dar base ao dinamismo e ao foco. Trabalharemos com uma grande variedade de ritmos populares no Brasil - tais como afro-brasileiros, africanos, samba, maracatu, funk e axé - para ensinar noções rítmicas e de sintonização de instrumentos convencionais e não convencionais.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato