Selecione o Profissional
 

Elisa Lucinda

TEMAS:


Elisa Lucinda é Poeta, atriz, jornalista, professora e cantora.


É uma das autoras que mais vendem no Brasil. Seus livros, em sucessivas edições, percorrem o país sendo lidos, interpretados, encenados, enquanto seu nome figura dando títulos a bibliotecas e outros espaços de leitura.


A carismática Elisa, que, nas palavras de Nélida Piñon, "tem a linguagem em chamas", possui dezessete livros publicados, dentre os quais a Coleção amigo oculto, de livros infanto juvenis, que lhe rendeu, em 2002, o prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) por A menina transparente.


A multiartista encena e circula muito de sua obra pelos palcos brasileiros e estrangeiros, e comemora o reconhecimento de ser uma das escritoras que mais popularizam a poesia em nosso tempo. Versos de Liberdade, que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas, é um dos projetos que a sua instituição Casa Poema desenvolve, entre cursos de Poesia Falada para todos. Seu primeiro romance Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada, uma autobiografia do poeta, foi finalista no Prêmio São Paulo de Literatura 2015.


Seu livro de poesia Vozes Guardadas, o 17º de sua carreira foi lançado em novembro pela editora Record e, sua mais recente peça A Paixão segundo Adélia Prado, reabriu oficialmente o Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.


Muitos são os conceitos que ainda aprisionam a vida interna de uma empresa. "Ninguém é insubstituível", costuma-se dizer, mas em verdade, todos somos insubstituíveis. Ao contrário dos nossos cargos, estes sim, absolutamente substituíveis, somos seres únicos, donos, cada um, de uma original personalidade e consequentemente uma única atuação nesta nossa tão complexa sociedade. Tanto isto é verdade que todo um departamento pode mudar de comportamento e rendimento só por causa daquele chefe que está sempre bem humorado, que realmente se interessa pela vida dos seus colaboradores, que é generoso, que promove o enriquecimento do coletivo e etc. O mesmo cargo ocupado por outro ser menos altruísta, pode ser definitivo no famoso não cumprimento das metas naquele setor, sem que a empresa se dê conta de que é ali que está o "dodói"; é como aquele órgão que silenciosamente adoece todo o corpo e ninguém vê. Pois em todos esses anos, Elisa Lucinda e seu pensamento claro sobre as mazelas humanas e urbanas, utiliza a poesia, sua inteligência e seus dotes de atriz para transformar o pensamento humano, e recuperar nele o seu lugar de sujeito e autor do próprio destino.


Como disse uma psicanalista espanhola depois de ver o seu espetáculo em Barcelona: "Elisa é extraordinária, ela consegue resultados com o público em 1 espetáculo, o que eu demoro 2 anos para conseguir com os meus pacientes. Ela é única nesse trabalho do processo de transformação humana. Ela consegue penetrar na alma, na mente e no coração das pessoas, provocando as mudanças."


E é por isso que esta artista vem sendo solicitada para ajudar a tirar esses véus que encobrem as variadas rotinas e provar às instituições de diversas tendências dentro do mercado, como somos e podemos e devemos ser roteiristas de nossas vidas.


Através de recitais e das várias versões do multi espetáculo "Parem de falar mal da rotina", a atriz, que é dona de um humor encantador e envolvente, vem brilhando numa seara onde a burocracia e a insensibilidade são obrigadas a dar passagens a um novo conceito de cidadania dentro do trabalho e na própria vida.


A IBM, a Petrobrás, Banco Real/Santander, a Vivo, a Avon, UNICEF, OIT e Eletrobrás são apenas algumas das que vivenciaram e compartilharam da arte dessa pluri-artista brasileira.


Elisa Lucinda fundou a Casa Poema no Rio de Janeiro, uma construção centenária, que é também sede da Escola Lucinda de Poesia Viva.


Juntamente com sua equipe, A cia de teatro, A Companhia da Outra, a Casa também oferece às empresas oficinas de poesia falada, que funcionam como uma experiência verdadeiramente emocional e cognitiva ao mesmo tempo. Dos diretores de ao auxiliar, todos se veem envolvidos numa tarefa onde mergulharão através da poesia numa nova abordagem de si mesmo e da vida. Nossa vida no trabalho e na cidade nos endurece tanto, nos foca tanto, na competitividade que só começamos a valorizar realmente a vida, quando nosso modo de viver complica a saúde e temos a sorte de sobreviver a um enfarto, a um AVC, ou outros males. Essas vivências nas oficinas de desenvolvimento dos próprios recursos humanos através da palavra poética culminam com um recital dos funcionários, que exibem ali a experiência aprendida na imersão, que podem acontecer na própria Casa Poema situada em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, nas dependências da própria empresa, ou até mesmo no hotel ou outro local escolhido pelo cliente em qualquer estado brasileiro.


Um dos produtos disponíveis que podem materializar uma renovação dentro da empresa,são, além de brindes com livros da autora contendo tais conteúdos transformadores, há também a possibilidade de se fazer um produto personalizado que pode ser um DVD, um Cd, um poema. Como fez, por exemplo, o Gife que nos sugeriu a confecção de um CD com um poema composto especialmente para a missão dessa organização, mais outros poemas declamados pela nossa poeta daquele jeito que só ela sabe fazer. Ou como fez a Ferroeste, Empresa ferroviária, que, junto à Vale do Rio Doce, encomendou à nossa artista um disco só de musicas sobre trem, inspirados na personagem Peróla, cantora de voz rouca e romântica, ex-mulher do Téo, personagem vivido por Tony Ramos na novela Mulheres apaixonadas, de Manoel Carlos, na Rede Globo de Televisão. Portanto se o que você procura para sua empresa ou evento é diversão com inteligência, entretenimento com transformação e uma arte múltipla que balance e atualize as inovações de um novo tempo, Elisa Lucinda é a solução para seu dilema e aspirações. Basta uma palestra show, um recital, um bate papo informal, a apresentação de uma peça, ou uma oficina e você e os de sua empresa entenderão porque esta mulher já é desde 1997, considerada pela revista Exame, A Musa inspiradora das empresas.



Tema da Palestra


* Faça a vida mais leve sem reclamar.



Livros


* A Lua que menstrua (produção independente, 1992);

* Sósia dos sonhos (produção independente);

* O Semelhante (Ed. Record, 1995);

* Eu te amo e suas estréias (Ed. Record, 1999);

* A Menina Transparente (Ed. Salamandra);

* Coleção Amigo Oculto (Ed. Record);

* 50 Poemas Escolhidos pelo Autor (Edições Galo Branco, 2004);

* Contos de Vista (Ed. Global, 2005);

* A Fúria da Beleza (Ed. Record, 2006);

* A Poesia do encontro - Elisa Lucinda e Rubem Alves (Ed. Papirus, 2008);

* Parem de falar mal da rotina (Ed. Leya - Lua de papel, 2010);

* A Dona da Festa (Grupo Editorial Record/Galerinha Record, 2011);

* Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada (Ed. Record, 2014);

* Vozes Guardadas (Ed. Record, 2016).



Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato