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Fernando Haddad

Fernando Haddad

TEMAS:


Advogado, mestre em economia e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, professor de teoria política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, foi ministro da Educação (2005-2012) e prefeito de São Paulo (2013-2016).

Fernando Haddad enveredou para a política ainda em seus tempos de faculdade, quando se filiou ao PT em 1983 e virou tesoureiro do Centro Acadêmico XI de Agosto, entidade dos estudantes do Largo São Francisco.

Chegou a trabalhar como analista de investimento no banco Unibanco, mas em 2001, quando Marta Suplicy assumiu a Prefeitura de São Paulo, se tornou subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da cidade.

Dois anos mais tarde, foi para Brasília trabalhar como assessor especial do Ministério do Planejamento e Finanças na gestão Guido Mantega (2003-2004). Enquanto estava no cargo, foi convidado por Tarso Genro, então ministro da Educação, para ser secretário-executivo, uma espécie de número dois na pasta.

Temas de Palestras

CONSTRUINDO PROTOCOLOS ÉTICOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Sumário
1. Ética para dentro e ética para fora: duas faces da mesma moeda;
2. Controladoria interna: como lidar com a familiaridade e intimidade;
3. Padrão de relacionamento com o entorno e fairplay: concorrência;
4. Padrão de relacionamento com o entorno e compliance: poder público;
5. Como construir protocolos de governança corporativa: integralidade;
6. Cooperar em torno de princípios e concorrer em torno de competências.


O LÍDER É O PROFESSOR

Sumário
1. A educação como ação transformadora: forma e conteúdo;
2. Liderança como pressuposto da transformação;
3. A atitude do professor dentro e fora da sala de aula;
4. A imagem do professor como atributo;
5. A valorização do professor como profissional único.


COOPERAR EM TORNO DE PRINCÍPIOS E CONCORRER EM TORNO DE COMPETÊNCIAS

Sumário
1. A empresa moderna: balanço entre cooperação e concorrência;
2. Por que cooperar em torno de princípios: institucionalidade;
3. Por que concorrer em torno de competências: eficiência e inovação;
4. Dilemas morais comuns e zonas de sombra;
5. Transparência e procedimentos na solução de dilemas morais.


A ATITUDE DO PROFESSOR DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

Sumário
1. "DENTRO" e "fora" da sala de aula, da escola e da docência: esferas de autuação;
2. Atitude dentro da sala de aula: liderança e compromisso;
3. Atitude  na escola: cooperação e renovação;
4. Atitude na sociedade: consciência do papel e força do exemplo;
. Docência e vida metódica: a integridade da profissão.

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