Selecione o Profissional
 

Jaime Lerner

TEMAS:


Jaime Lerner é Arquiteto e Urbanista, graduado em pela Universidade Federal do Paraná em 1964.


Foi prefeito de Curitiba em três mandatos: 1971/75, 1979/83 e 1989/92.


Durante seu primeiro mandato, consolidou a transformação urbana e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo reconhecido mundialmente por sua eficiência, qualidade e baixo custo.


Nos mandatos seguintes, além das ações de planejamento urbano inovadoras, Lerner intensificou e implantou programas que resultaram avanços sociais importantes, colocando Curitiba entre as capitais com a melhor qualidade de vida do mundo.


Eleito governador do Paraná em 1994 e reeleito em 1998, Lerner promoveu a maior transformação econômica e social da história do Estado. Apoiado numa vencedora política de atrações de investimentos, o Paraná consolidou sua posição como um dos principais focos econômicos do país, recebendo U$ 20 bilhões em investimentos entre 1995 e 2001. Reproduzindo a experiência de sucesso de Curitiba, Jaime Lerner modernizou transporte, uso de solo, educação, saúde, saneamento, lazer e industrialização como um todo.


Quando estava fora de cargos públicos, continuou desenvolvendo diversos projetos de arquitetura e planejamento urbano.


Na década de 60, ele e sua equipe venceram dois importantes concursos de arquitetura: 1o colocado no Concurso Nacional para a Sede da Policia Federal em Brasília, 1968; 2o. colocado no Concurso Internacional Eurokursaal em San Sebastian, Espanha, 1966. Foi membro do grupo de jovens arquitetos brasileiros que representaram o Brasil na Exposição Bienal de Paris em 1969. Em 1989 ganhou a Medalha de prata no International City Design Competition promovido pela Escola de Arquitetura e Planejamento urbano da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos.


Além de presidir a Sessão Paranaense do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, Lerner também recebeu diversos prêmios regionais e nacionais em projetos de arquitetura e planejamento urbano.


Desenvolveu projetos para várias cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói, entre outras. Também trabalhou em Caracas (Venezuela), San Juan (Puerto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seoul (South Korea); e foi consultor das nações Unidas para assuntos urbanos.


Lerner foi professor convidado pela Universidade de Berkeley, Califórnia e deu diversas palestras nas Universidades de Cincinnati (USA), Columbia (USA), Osaka (Japão) entre outras. Participou também de seminários e congressos em diversos países.


Em julho de 2002, Lerner foi eleito presidente da União Internacional dos Arquitetos , UIA, para um mandato de três anos.



Temas das Palestras


* Arquitetura e Decoração;

* Criatividade e Inovação;

* Empreendedorismo;

* Política;

* Sustentabilidade / Meio Ambiente.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato