Selecione o Profissional
 

Fernando Gomes Pinto

Fernando Gomes Pinto

TEMAS:


Fernando Gomes Pinto é Chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP desde 2007.


É graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo - FMUSP. Fez sua Pós-Graduação em Neurocirurgia Pediátrica pela World Federation of Neurosugical Societies. Completou o Doutorado em Neurotraumatologia Experimental pela FMUSP.


Fez a sua residência médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC FMUSP.


É especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.


Atuou como Professor Livre Docente pela Disciplina de Neurocirurgia da FMUSP em 2013.


É Neurocientista consultor da TV Globo / Programa "Encontro com Fátima Bernardes" desde 2013.


É integrante do Corpo Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde do IAMSPE e da Neurologia da FMUSP.


Atua como Neurocirurgião do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP).


É Chefe do centro de cranioestenose e HPN na BP


A Palestra


Como viver melhor e ser mais feliz no mundo atual


O Dr.; explica de maneira simples e didática o funcionamento das principais áreas do corpo físico e do cérebro e como elas influenciam positiva ou negativamente a mente. Para compreender como viver melhor e ser mais feliz no mundo atual, Dr. se baseia em um conceito criado por ele: a Criação de ASAS, e fala sobre esses 4 pilares básicos do estilo de vida saudável: A - atividade física, S- sono, A- alimentação e S - sonhos.


A Atividade Física melhora o fluxo sanguíneo cerebral e o exercício regular promove a liberação de endorfinas provocando bem estar e analgesia. Isso porque substâncias liberadas durante o movimento coordenado do corpo são capazes de estimular o circuito neural do prazer, além de promover a melhora da memória por estimular o hipocampo. E o mais importante: os níveis normais de serotonina protegem contra a depressão.


O Sono é a parada obrigatória e o descanso para o cérebro. Nesta etapa é possível compreender que o sistema nervoso central passa por um padrão de funcionamento ativo, mas sem o contato consciente com o ambiente. Isto é, o subconsciente passa por vários estágios enquanto o corpo físico e o cérebro poderão se restabelecer para o próximo dia.


Na Alimentação, o médico explica que o cérebro é formado por 86 a 100 bilhões de neurônios que se comunicam por sinapses, transmitindo impulsos elétricos. E para que eles funcionem em perfeita ordem é preciso "equilibrar o prato". Por fim, os Sonhos que são as nossas verdadeiras motivações do caminho a seguir, são discutidos como caminho agradável para o autoconhecimento. Para atingir metas é preciso expandir a capacidade mental e quando elas estão estabelecidas os lobos frontais trabalham ao nosso favor. Nessa região o raciocínio lógico e o planejamento são executados.


Durante a palestra, diversas neuro dicas são ensinadas e os ouvintes serão capazes de transformar positivamente a sua vida. Os livros do Dr. Fernando contém estes e outros assuntos sobre a neurociência aplicada ao comportamento e à promoção da saúde.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato