Selecione o Profissional
 

Eduardo Villa-Lobos

Eduardo Villa-Lobos

TEMAS:


Eduardo Dutra Villa-Lobos, conhecido artisticamente por Dado Villa-Lobos, é músico brasileiro nascido na Bélgica, mais conhecido por seu trabalho como guitarrista na banda de rock brasiliense Legião Urbana, e também por ser sobrinho neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos.


Em 1979 passou a morar em Brasília, onde conheceu e fez amizade com diversas pessoas que viriam a ser músicos de rock famosos na década seguinte (Herbert Vianna, Dinho Ouro Preto, Bi Ribeiro etc).


Tocou na banda Dado e o Reino Animal antes de substituir Dinho Ouro Preto quando este desistiu de continuar na banda de rock brasiliense Legião Urbana. Assumiu a guitarra da Legião em 1983, as vésperas de um festival que seria realizado no auditório da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO). Nesta mesma época Dado estava no começo do estudo de Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB). Seu plano era iniciar sua formação em Brasília e terminar seus estudos em Aix-en-Provence, mas deixou de lado os estudos para se dedicar à música.


Esteve na Legião Urbana até o seu fim, ocorrido com morte de Renato Russo em 1996.


É o responsável pela produção dos últimos discos da Legião: A Tempestade (ou O Livro dos Dias) , Uma Outra Estação e Como É que Se Diz Eu Te Amo. É também autor das trilhas sonoras dos filmes O Homem do Ano (de José Henrique Fonseca), Bufo & Spallanzani (de Flávio Tambellini) - pela qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami - e "Pro Dia Nascer Feliz" (de João Jardim) - também vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006.


Em 2005, lançou seu primeiro disco solo, Jardim de Cactus - Ao Vivo, numa parceria de seu selo Rockit! com a gravadora EMI dentro do projeto MTV Apresenta. O DVD e CD foram gravados em abril do mesmo ano. A versão de estúdio do álbum foi disponibilizada em 2005 para download gratuito e somente foi lançada em CD em 2009 pela Rockit! em parceria com o selo Black Records.


Em 2007 Dado participou do disco "Liebe Paradiso", na faixa "Polaroides", juntamente com Sandra de Sá, Artur Maia, Donatinho, Bernardo Bosisio, Renato "Massa" Calmon, Armando Marçal e Sacha Amback.


Em 2011 Dado participou da apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rock in Rio IV no palco mundo com a música "Será?", a apresentação "Rock in Rio - Concerto Sinfônico Legião Urbana" foi lançada em CD e DVD em 2013. Pouco depois, juntou-se a Toni Platão, Dé Palmeira e Charles Gavin para formar o supergrupo Pan-americana, que toca sucessos do rock sul-americano.


Em 2012, participou do Tributo ao Legião Urbana com Wagner Moura. Seu ex-parceiro de Legião Urbana e amigo Marcelo Bonfá, ambos estão viajando com a banda mineira Jota Quest há um bom tempo fazendo participações nos shows da banda tocando algumas canções da Legião e participaram do DVD Multishow ao Vivo: Folia & Caos, o mais novo da banda Mineira tocando o clássico "Tempo perdido". Lançou seu segundo disco solo, O Passo do Colapso, somente em formato digital no iTunes, o álbum teve como single a música "Colapso".


Desde 2014 apresenta no canal Bis!, na TV fechada, um programa de música chamado Estúdio do Dado, misturando entrevistas e músicas tocadas entre ele e seus convidados.


Em 2015, participou da canção "Trono de Estudar", composta por Dani Black em apoio aos estudantes que se articularam contra o projeto de reorganização escolar do governo estadual de São Paulo. A faixa teve a participação de outros 17 artistas brasileiros: Chico Buarque, Arnaldo Antunes (ex Titãs), Tiê, Paulo Miklos (Titãs), Tiago Iorc, Lucas Silveira (Fresno), Filipe Catto, Zélia Duncan, Pedro Luís (Pedro Luís & A Parede), Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), André Whoong, Lucas Santtana, Miranda Kassin, Tetê Espíndola, Helio Flanders (Vanguart), Felipe Roseno e Xuxa Levy.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato