Selecione o Profissional
 

José Luiz Datena

TEMAS:


José Luiz Datena é Jornalista, Político, locutor esportivo e apresentador de televisão. Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.


Seu primeiro trabalho, aos 14 anos, foi em uma rádio da cidade, como repórter do Plantão Esportivo, no qual também exercia a função de locutor. Mais tarde foi para a televisão, veículo que lhe permitiu ter contato direto com os acontecimentos da cidade e lhe deu audiências recordes.


Trocou o rádio pela TV ainda em Ribeirão e passou a cobrir outros temas além de esporte. Foi justamente uma reportagem sobre um lixão da cidade que lhe rendeu o primeiro de dois Prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.


Na década de 1980 foi repórter esportivo da Rede Globo e, depois, da Rede Bandeirantes, tendo participado da cobertura dos principais eventos esportivos no Brasil e no exterior. A partir dos anos 90 começou a atuar também como narrador, período em que criou o apelido Band, que a emissora mantém até hoje.


Em 1996, entrou para a equipe de esportes da Rede Record. Já consagrado repórter esportivo, ganhou mais notoriedade quando passou a comandar o programa policial Cidade Alerta. Posteriormente, apresentou na mesma emissora a gincana No Vermelho.


Depois de uma brevíssima passagem pela RedeTV, em 2002, apresentando o Repórter Cidadão, também policial, voltou para a Record em 2003 e foi em seguida para a Bandeirantes apresentar o Brasil Urgente e o No Coração do Brasil, pelo qual viaja para vários lugares do País.


Na Band, a partir de 2010, participou ainda do telejornal local São Paulo Acontece, na hora do almoço, ao lado do ex-jogador de futebol Neto, e do Por Dentro da Bola, programa esportivo que ia ao ar nos domingos à noite. Mantinha também na Rádio Bandeirantes o programa Manhã Bandeirantes.


A carreira de Datena tem sido marcada por idas e vindas em várias televisões. Em 2011, em apenas 43 dias saiu da TV Bandeirantes, foi para TV Record e voltou para a Bandeirantes. Em 16 de junho, assinou contrato de cinco anos com a Rede Record para apresentar o novo Cidade Alerta. No dia 29 de julho, encerrou o programa com a seguinte frase: "Muito obrigado e até um dia". O acerto definitivo com a Band havia acontecido na noite anterior. Ele e José Emílio Ambrósio, diretor de Jornalismo e Esporte da TV Bandeirantes, definiram seu retorno ao Brasil Urgente para 8 de agosto e ele ainda voltaria a fazer o programa de todas as manhãs na Rádio Bandeirantes.


Lançou o livro O meu sonho é cidadania (Celebris, 2003), com quarenta crônicas e poesias inspiradas em casos reais apresentados em seu programa Cidade Alerta, na Rede Record, que chocaram o País.


Polêmico, muitas vezes criticado por defensores de direitos humanos e educadores, mas ao mesmo tempo irreverente e divertido, protagonizou acontecimentos que surpreenderam a audiência, como na cobertura da Copa do Mundo da Itália, em 1990, quando foi preso em Roma por ter aparecido em pleno Coliseu trajando uma roupa semelhante a do imperador Nero.


Realiza trabalhos como Mestre de cerimônias.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato