Selecione o Profissional
 

Levir Culpi

TEMAS:


Levir Culpi é Ex futebolista que atuava como zagueiro e treinador.


Iniciou-se como treinador logo após encerrar sua carreira dentro das quatro linhas, em 1986, no Juventude de Caxias do Sul. Mostrou talento como treinador quando comandou os três grandes clubes do futebol paranaense: Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná, tendo destacado-se nacionalmente quando dirigiu o Cruzeiro, com o qual sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 1996 vencendo o badalado time do Palmeiras. Na condição de técnico do São Paulo foi campeão paulista em 2000 e vice da Copa do Brasil.


Dirigiu ainda o Criciúma na Copa Libertadores da América de 1992 e levou o time catarinense às quartas de final (5° lugar). Além da Portuguesa e o time japonês Cerezo Osaka, em 1997. Protagonizou um dos mais tristes momentos da história do Palmeiras no ano de 2002, assumindo o cargo de técnico do clube em situação desesperadora e não conseguindo salvar o clube do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.


No ano seguinte, foi contratado pelo Botafogo, time que foi rebaixado junto com o Palmeiras em 2002. Conduziu o time a um vice-campeonato da Série B, trazendo-o volta para a elite do futebol com uma das duas vagas de acesso à Série A.


Em 2006 levou o Atlético Mineiro, de forma brilhante, de volta à elite do futebol brasileiro. Tendo assumido o comando do time no meio do campeonato, com o time na incomoda 14ª posição, formou uma grande equipe e, contando com os gols de Marinho e com as boas atuações de atletas formados no clube, como Lima, Diego e Rafael Miranda, levou o time ao título do Campeonato Brasileiro Série B em 2006. Mantendo essa base, foi Campeão Mineiro em 2007. Depois foi para o Cerezo Osaka, do Japão, ficando até o fim da temporada 2011 no futebol japonês.


Retornou ao comando da equipe japonesa no meio de 2012, para tentar salvá-la do descenso à J-League 2.


Em 2014, foi anunciado como substituto de Paulo Autuori no comando do Atlético Mineiro. Esta será a quarta passagem de pelo clube mineiro.


Contra o Palmeiras válido pela Copa do Brasil, completou 200 jogos comandando o Atlético Mineiro, tornado assim, o 4º treinador que mais treinou o Atlético Mineiro na história. A partida terminou com a vitória do Galo por 2x0, no Estádio Independência.


Ao final de 2014, após uma excelente temporada, tendo liderado o Atlético nas vitoriosas campanhas da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil, o treinador teve seu contrato renovado por mais uma temporada.


Em 2015, logo na primeira partida oficial da temporada, vitória atleticana por 2 a 0 sobre o Tupi, chegou ao jogo de número 228 à frente da equipe alvinegra, tornando-se o terceiro treinador com mais jogos pelo clube. Com a nova marca, o treinador fica atrás apenas de Telê Santana com 434 jogos, e Procópio Cardoso com 328.


Voltou a escrever seu nome na história do Campeonato Mineiro ao se sagrar campeão mineiro de 2015, pelo Atlético. Com mais esta conquista, a quinta do treinador, se isolou como o maior vencedor da história do Campeonato Mineiro, na era profissional do futebol. Antes, já havia erguido a taça com o próprio Galo em 1995 e 2007, além do Cruzeiro, em 1996 e 1998.


Deixou o comando do Atlético Mineiro em 26 de novembro de 2015, exatamente um ano após a conquista da Copa do Brasil. Ele foi demitido com total de 288 partidas com 154 vitórias 60 empates e 74 derrotas, com 493 gols marcados 184 gols sofridos. Entre os seis títulos conquistados, certamente a Copa do Brasil, que completa um ano nesta quinta-feira, é o mais marcante e importante.


Em 2016, foi anunciado como novo técnico do Fluminense. O clube já havia feito mistério horas antes divulgando um vídeo que mostra uma fumaça branca saindo de uma chaminé. Chegou em um momento de reformulação do clube, após uma crise que "derrubou" o vice-presidente, diretor-executivo e o técnico Eduardo Baptista do clube carioca.


Em um mês e meio no Fluminense, conquistou o título da Primeira Liga do Brasil de 2016.



Temas das Palestras


* Competitividade;

* Esporte;

* Resultados;

* Superação de desafios;

* Trabalho em Equipe / Disciplina;
* Treinamento.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato