Selecione o Profissional
 

Fernando Mitre

Fernando Mitre

TEMAS:


Fernando Mitre graduou-se em Letras e é pós-graduado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

 

Iniciou sua carreira em 1963, quando assumiu a função de repórter do jornal Correio de Minas (MG). Também passou por outras redações, como a do Diário de Minas (MG) e do semanário O Binômio (MG).

 

Alguns anos mais tarde, recebeu a proposta de integrar a equipe que fundaria o Jornal da Tarde (SP), sob o comando de Mino Carta e, tempos depois, de Murilo Felisberto.


No JT, assumiu diversas funções até se tornar diretor de Redação, cargo que ocupou durante 13 anos.


No início dos anos 80, criou as famosas primeiras páginas em sequência sobre a campanha das diretas.


O Jornal da Tarde chegou a ser o periódico mais premiado e citado da imprensa brasileira, como referência de ousadia, criatividade e qualidade de texto.

 

Passada a fase de atuação no JT, foi convidado para trabalhar na TV Bandeirantes (SP).
Na emissora, produziu o primeiro debate na televisão brasileira entre candidatos à Presidência da República, em 1989. De lá pra cá, mais de 30 debates já aconteceram na emissora.

 

Desde 1982, a Bandeirantes já promovia debates entre candidatos aos governos estaduais. "Mas coube à Band realizar o primeiro debate entre candidatos à Presidência da República. Depois disso nunca mais deixou de realizá-los, promovendo o encontro democrático, esclarecedor e muitas vezes determinante, para o resultado final".

 

É diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, acumulando ainda as funções de comentarista político do Jornal da Band e entrevistador do Canal Livre, da TV Bandeirantes, e de apresentador da coluna A Notícia, da BandNews.


Entre outros prêmios, destaca-se o GrandPrix do Clube de Criação de São Paulo - pela sequência de capas sobre as Diretas.


Em 1989, recebeu o Grande Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Líbero Badaró.


Chegou a escrever críticas literárias com alguma regularidade, atividade interrompida por falta de tempo.


Em 2010 foi o vencedor do Prêmio Comunique-se na categoria Executivo de Veículo de Comunicação.

 

Ganhou novas responsabilidades no Grupo Bandeirantes, em fevereiro de 2013. Estava há vários anos, como seu diretor de Jornalismo e assumiu também como diretor de Esportes de todos os veículos da casa.


Em novembro de 2015 assinou o prefácio do livro de Carmo Chagas Contos verdes e maduros o prefácio em que aborda a trajetória de Carmo na literatura.


No mesmo ano foi eleito entre os "+ Admirados Jornalistas Brasileiros, os TOP 100", em classificação nacional.



Área de Atuação


* Mestre de cerimônias;

* Moderador de debates.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato