Selecione o Profissional
 

Joaquim Cruz

Joaquim Cruz

TEMAS:


Joaquim Cruz é um orgulho nacional, único brasileiro com medalha de ouro olímpica em provas de pista, continua fortemente ligado ao esporte e ao legado que deixou. Mesmo depois de parar de correr, ele fundou um instituto que leva seu nome para atender crianças e jovens em Brasília.


Com o Instituo Joaquim Cruz (IJC), o campeão olímpico dá oportunidade a quem sonha em alcançar os feitos do ídolo, além de oferecer toda estrutura para crescimento pessoal e profissional das crianças e jovens.


Joaquim começou jogando basquete, aos 13 anos, mas logo mostrou resultados no atletismo. O empenho e os tempos em campeonatos juniores chamaram a atenção fora do país e ele recebeu uma bolsa de estudos na Universidade de Oregon.


O maior feito de Joaquim Cruz aconteceu nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Com apenas 21 anos, ele desbancou grandes nomes da época, como os britânicos Sebastian Coe e  Steve Ovett, e conquistou a medalha de ouro nos 800 metros. O feito veio acompanhado com o recorde olímpico.


O brasiliense ainda foi prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, bronze no Mundial de Helsinque, em 1983, e ouro nos pan-americanos de Indianápolis, em 1987, e Mar Del Plata, em 1995. A última participação de Joaquim Cruz em Olimpíadas foi em 1996. Na ocasião, ele foi porta-bandeiras da delegação brasileira em Atlanta (EUA).


Foi o Primeiro atleta brasileiro e único até hoje a ganhar medalha de ouro olímpica em prova de pista. (Los Angeles 1984 - campeão dos 800m)


Em Janeiro de 1985 Joaquim foi eleito o "Desportista do Ano", numa votação entre 107 jornalistas e radialistas brasileiros. Joaquim obteve 98 dos 107 votos.


Também em 1985, Joaquim foi apontado como o melhor atleta do ano no Estado de Oregon (USA).


Em 1999, Joaquim foi homenageado pela revista norte americana "Competidor" (Revista de Triatlo), como uma legenda olímpica de todos os tempos.


Uma pesquisa feita pela revista Isto É, aponta Joaquim Cruz como um dos melhores atletas brasileiros do século XX.


Foi o primeiro atleta brasileiro a vencer uma competição no campeonato universitário norte americano.


Foi o primeiro atleta brasileiro a ser mostrado ao vivo no Brasil, competindo, vencendo e recebendo uma medalha olímpica.


Saiu em dois selos comemorativos em dois países diferentes, Paraguai e Costa do Marfim.


Quebrou o recorde brasileiro e sul americano sete vezes nos 800m e 1500m respectivamente.


Atualmente, mora nos Estados Unidos, em San Diego, e está fortemente ligado ao atletismo. Além de treinar um grupo de atletas e triatletas, que inclui a australiana Michellie Jones, prata em Sydney 2000, ele envolveu-se com vários projetos no Brasil.


Um deles é o da equipe montada pela BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), que envolve 85 atletas. "O convite era para ele ser patrono do projeto, mas ele não queria ocupar uma posição simbólica, queria participar do desenvolvimento do atleta", explica.


Temas para palestras

* Motivação;
* Comportamento;
* Concentração;
* Disciplina;
* Coaching;
* Planejamento.







Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato