Selecione o Profissional
 

José Nêumanne Pinto

José Nêumanne Pinto

TEMAS:


José Nêumanne Pinto é jornalista, poeta e escritor. Editorialista e articulista de O Estado de S. Paulo, ele é também comentarista diário na Rádio Estadão.


Em 1976, foi agraciado com o Prêmio Esso de jornalismo econômico. Membro da Academia Paraibana de Letras e por mais de 15 anos foi comentarista diário na Rádio Jovem Pan.


Integrou por muitos anos o setor de jornalismo do SBT, onde tinha o quadro "Direto ao Assunto" em diversos telejornais da emissora - notadamente no Jornal do SBT até 2014, após essa data assina contrato com a TV Gazeta.


Na infância como um seminarista, foi muito aficionado à leitura, tempo que seria a base de sua carreira profissional.


Foi influenciado por grandes escritores e poetas como Augusto dos Anjos, Castro Alves e Manuel Bandeira.


O jornalista atribui a sua paixão pelas letras e pelo jornalismo às histórias que ouvia de sua mãe nas noites de lua do sertão paraibano. Desde essa época, ele sonhava em escrever suas próprias histórias.


Começou a sua carreira como jornalista em 1968 como crítico de cinema e repórter de polícia no Diário da Borborema de Campina Grande.


Posteriormente, trabalhou no jornal Folha de S.Paulo e foi secretário, chefe de redação e repórter especial da sucursal paulista do Jornal do Brasil, editor de política, de opinião e editorialista do O Estado de S. Paulo e assessor político do senador José Eduardo de Andrade Vieira, ex-ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo e da Agricultura.


Foi ainda colunista na edição em espanhol do jornal The Miami Herald, onde escrevia um artigo semanal sobre o Brasil, e comentarista político e econômico do quadro diário Direto ao Assunto do SBT. Seu bordão jornalístico é José Nêumanne Pinto, direto ao assunto.


De 1996 a 2012 , foi editorialista do Jornal da Tarde, e desde 2000 dedica-se ao colunismo semanal do site Cineclik, especializado em cinema, e também foi comentarista diário da Rádio Jovem Pan (programa Direto ao Assunto), ambos de São Paulo. Integra também o Conselho Editorial do site Trilhas Literárias.


Ficou na Rádio Jovem Pan até 2016 onde foi para a Rádio Estadão.


Com já 12 livros publicados, três de poesia, um romance e cinco de reportagens e ensaios políticos - entre romances, biografias e poesias -, José Nêumanne é um dos jornalistas escritores brasileiros mais celebrados.



Temas das Palestras


- Política;

- Economia.


Livros publicados:

* Mengele, a Natureza do Mal;
* As Tábuas do Sol;
* Erundina, a Mulher que Veio com a Chuva;
* Atrás do Palanque - Bastidores da eleição presidencial de 1989;
* Reféns do Passado - coletânea de artigos e ensaios políticos;
* A República na Lama - Uma Tragédia Brasileira; 
* Barcelona, Borborema;
* Veneno na Veia;
* Solos do Silêncio;
* O Silêncio do Delator;
* As fugas do Sol;
* O que sei de Lula.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato