Selecione o Profissional
 

Gerson Camarotti

Gerson Camarotti

TEMAS:


Gerson Camarotti é Comentarista político da GloboNews e repórter especial do 'Jornal das Dez'. Também faz parte do time de comentaristas do programa 'GloboNews Em Pauta'. Desde 2012, é o titular do Blog do Camarotti no portal de notícias G1.

Jornalista formado pela Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) com pós-graduação em ciência política pela UnB. É autor do estudo "A Estratégia Política do Vaticano para uma reaproximação com a América Latina", de 2008, em que faz uma radiografia das relações entre a Santa Sé a Igreja no continente.


Em 2013, foi enviado a Roma pela GloboNews para cobrir o conclave que elegeu o Papa Francisco. Fez a primeira entrevista exclusiva do Papa Francisco, durante a visita do Papa ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude.


Está em Brasília desde 1996, onde passou pelas sucursais das revistas Veja e Época, e pelos jornais O Globo, O Estado de S.Paulo e Correio Braziliense.


Camarotti começou a carreira no Recife, no início dos anos 90. Em 1996, foi para Brasília, como repórter da sucursal de Veja, onde permaneceu até 1997. Pela revista, cobriu o 'Massacre de Eldorado dos Carajás' e foi autor das entrevistas com os escritores Ariano Suassuna e Rachel de Queiroz para as páginas amarelas.


Depois, seguiu como repórter especial e colunista interino do Correio Braziliense, onde atuou até 1998. Na ocasião, fez uma das últimas entrevistas com o poeta João Cabral de Melo Neto para série A Arte de Escrever.


No mesmo ano, foi para a sucursal de O Estado de S.Paulo, como repórter especial e colunista. Deixou o jornal paulista, em 2001, para ser editor da revista Época, cargo que ocupou até 2003.


Ainda naquele ano, seguiu para a sucursal de O Globo, como repórter especial de política, onde ficou até março de 2012, quando passou a se dedicar exclusivamente como jornalista da GloboNews, canal de notícias que já atuava como comentarista político desde 2008.


Publicou o livro Memorial do Escândalo, da Geração Editorial, em parceria com Bernardo de La Peña, também de O Globo na época. A obra revela os bastidores do escândalo do mensalão, em 2005.


Em agosto de 2010, participou do grupo de jornalistas que fundou o GloboNews Em Pauta. Participou da primeira edição do programa.


Com sua experiência na cobertura de Política em Brasília, lançou em maio de 2012 o Blog do Camarotti, pelo G1, com o slogan "É Exclusivo. É direto de Brasília. E está nos corredores do Poder". Neste mesmo ano, passou a desenvolver uma nova linguagem para a cobertura de bastidores políticos para a televisão, com o uso de celular para as reportagens exclusivas feitas para o Jornal das Dez.


Também se especializou na cobertura de temas ligados ao Vaticano. Em 2013, publicou o livro Segredos do Conclave, com revelações inéditas da eleição do Papa Francisco. Ao ler o livro, o próprio Papa comentou: "Eu pensei: de onde é que tira tanta informação esse homem?". O livro foi finalista do Prêmio Jabuti, de 2014.



Tema da palestra


O Reflexo da Lava Jato no cenário político e econômico do Brasil.


Em suas palestras, Camarotti costuma abordar aspectos do cenário político atual com os desdobramentos para a economia.


Realiza mediações e moderações de debates.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato