Selecione o Profissional
 

Luiz Fernando da Silva Pinto

Luiz Fernando da Silva Pinto

TEMAS:


Integrante da equipe fundadora da Escola de Pós-Graduação em Economia, da Fundação Getulio Vargas (Epge-Fgv), especialista em estratégia, executivo, escritor vencedor de dois prêmios Jabuti - o mais importante prêmio literário do país - e professor. Esse é Luiz Fernando da Silva Pinto, referência no Brasil quando se fala em Gestão Estratégica.


Professor da FGV desde 1966, foi premiado duas vezes com o Prêmio Jabuti, um dos principais da literatura brasileira, e é engenheiro civil, formado pela Escola Nacional de Engenharia, com especialização em engenharia econômica. Foi aluno e depois colaborador do ex-ministro Mário Henrique Simonsen. É o maior especialista e escritor sobre Estratégia no Brasil.


O livro mais recente do professor Luiz Fernando foi lançado este ano e é intitulado "O trigo, a água e o sangue: as raízes estratégicas do ocidente". Em maio, o livro foi apresentado ao público, em rede nacional, quando o professor foi entrevistado no Programa do Jô, da TV Globo.


Visão geral da palestra:

Ao final da década de 1980, com o término da Guerra Fria, inicia-se o processo de globalização, o qual provocou mudanças extraordinárias em inúmeros aspectos do desenvolvimento mundial e, consequentemente, nas técnicas de gestão. Dentro desse novo contexto, surgiram múltiplos desafios, onde, certamente, irão ocupar um lugar destacado as providências relacionadas à tomada de decisão. Nesse novo cenário torna-se necessário contar com um disciplinamento estratégico extremamente denso - onde além do planejamento estratégico iremos privilegiar o compromissamento com o pensamento estratégico.

Portanto, pensar e agir estrategicamente materializa um par ordenado de forças que deverá caminhar conjuntamente para ultrapassar e vencer os inúmeros obstáculos do 3º milênio, os quais serão cada vez mais complexos e sutis. De certa forma, essas são as mensagens dos geniais Peter Drucker e Jack Welch, personalidades exponenciais na identificação de atitudes-chave para o progresso corporativo. É importante ressaltar que o pensar e o agir estrategicamente desdobram-se não só no plano corporativo, como também na gestão da vida executiva.

Tópicos:

 * O processo de globalização: histórico e descrição geral;

 * A modelagem Romanov (O Czar Pedro o Grande da Rússia) - Bonaparte (A ação explosiva de Napoleão);

 * A formação de elites plenas;

 * O aprendizado e a questão dos insights;

 * O sentido do empreendedorismo nos planos corporativos e na vida executiva - num contexto de altas velocidades estratégicas;

 * A questão das inteligências infraestrutural e logística / Uma atitude diferenciada;

 * O gestor globalizado e o executivo do 3º milênio: características fundamentais para desenvolvimento de sistemas de alta competitividade;

 * Gestão federativa (centros e ínsulas de negócios);

 * Processo de decisão através de análise de impactos econômicos e financeiros;

 * A harmonização da gestão-impactos com a gestão custos médios;

 * Considerações finais;

 * Debates.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato