Selecione o Profissional
 

José Carlos Semenzato

TEMAS:


José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO, é referência quando se fala em redes franqueadoras. Com todo o seu conhecimento, experiência e visão de mercado, é o responsável pelo sucesso de grandes marcas, como a Microlins, considerada hoje a maior rede de ensino profissionalizante do País. Sua carreira profissional começou aos 10 anos, em Lins, interior de São Paulo,trabalhando como ajudante de pedreiro ao lado do seu pai. Aos 13 anos, começou a vender coxinhas feitas por sua mãe para complementar a renda da família. Nascia, com isso, um grande vendedor.


A trajetória de José Carlos Semenzato, hoje à frente da SMZTO Participações, holding de franquias em diferentes áreas, foi pontuada delições sobre empreendedorismo. Ele descobriu sua vocação ainda na infância, quando começou a vender os salgados que sua mãe fazia, na cidade de Lins, para ajudar no orçamento de casa. Para ele, o maior aprendizado dessa experiência foi que a única maneira de as coisas darem certo é trabalhando muito. E, desde então, nunca mais parou.


Na adolescência, fez um curso técnico de computação, e começou a trabalhar como operador de xerox. Aos 16 anos, quando já era gerente da loja, foi procurado por um cliente, dono de uma grande construtora, que queria levá-lo para trabalhar com ele. Descobriu outra lição: atender bem é fundamental. Nesta empresa, ele fez vários cursos, tornou-se programador e gerente de TI. Graças ao treinamento que recebeu, entendeu a importância da capacitação.


O passo seguinte foi começar a dar aulas de computação para amigos, usando um computador que ficava esquecido na padaria de seu sogro. Em suas palavras, "estava tudo dando tão certo" que, com apenas 22 anos, ele decidiu juntar o dinheirinho que havia guardado e fundar a escola de informática Microlins, em menos de dois meses já tinha 200 alunos e, em três anos, 17 escolas próprias. Hoje tem mais 700 unidades e é um dos maiores grupos de educação e profissionalização do país.


Depois de viver muitos altos e baixos, como todo empreendedor, Semenzato vendeu a empresa para se dedicar a realizar o sonho dos outros por meio de novos negócios. Posteriormente, o empresário apostou no sistema de franquias, por meio do qual, em apenas dois anos, chegou a 150 unidades.


Enquanto Presidente da Microlins, José Carlos levou a empresa para todo o País, totalizando mais de 730 franquias com a geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.


Suas empresas são reconhecidas e homenageadas por grandes revistas como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e também por renomadas instituições como a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Sua história também já foi destaque em revistas como Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Revista Exame e Exame PME, na qual chegou a ser capa.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato