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Carlos Ferreirinha

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Carlos Ferreirinha é considerado um dos maiores especialista no mercado de luxo do Brasil, coleciona em seu currículo a realização de projetos de destaque, como a primeira pesquisa quantitativa do segmento no Brasil, a 1ª Conferência Internacional do Negócio do Luxo (AtuaLuxo) e a criação da Abrael (Associação Brasileira das Empresas de Luxo).


É Diretor e presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, Ferreirinha fala sobre o impacto da crise na indústria do luxo. Para o consultor, que durante sete anos foi executivo da Louis Vuitton, em momentos de crise é preciso ter cautela em relação à ostentação do luxo.


Sua fantasia de riqueza quando tinha 16 anos era ter dinheiro para viajar mundo afora. Carlos Ferreirinha ganhava a vida então como um descolado office-boy de uma empresa de engenharia no Rio de Janeiro. Filho do português Custódio Ferreirinha, dono de um botequim em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, começou a trabalhar aos nove anos com o pai. Aos 12 já fazia o caixa.


Ainda hoje, aos 34, sempre que embarca na primeira classe de um vôo internacional, agradece por mais uma viagem. O antigo sonho é até trivial para quem transita com eloqüência no glamouroso universo da sofisticação. Ex-presidente da Louis Vuitton no Brasil, onde esteve até 2002, ele inventou no País a profissão de consultor de luxo.


Conselheiro de algumas das grifes mais requintadas do mundo, sua missão é criar estratégias e oportunidades de negócios no País para estas marcas. Tem clientes como a Baccarat, a Gucci, e a Burberry, cuja primeira loja do Brasil aporta em São Paulo este ano, sob seus cuidados. A consultoria se estende à Abit (Associação Brasileira da Indústria Textil) na função inversa: posicionar grifes nacionais no Exterior. Também coordena o papel da Abit em eventos como o Fashion Rio e a SP Fashion Week. Ser um expert no setor o credenciou para montar um MBA do luxo em São Paulo, na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).


"Fui o primeiro executivo contratado por uma corporação de luxo no Brasil. Isso me deu uma vantagem competitiva", diz ele, que começou na Louis Vuitton em 1996 como diretor de novos negócios para a América do Sul.


"É o profissional mais apto no País para fazer esse trabalho. Tem uma visão global do luxo", diz o empresário André Brett, que representa o grupo Armani no País. Para Brett, seu trabalho norteia as grifes de luxo no País. "Algumas empresas se enganam com o Brasil. Acham que, se São Paulo tem 18 milhões de habitantes, podem abrir cinco lojas."



Tema da palestra


Palestra de Novos Mercados e Novas Competências.


* Estabelecer uma cultura de valores diferenciada através da conscientização das mudanças dos hábitos de consumo e das ferramentas de gestão emocional;


* Promover o autoconhecimento e despertar a flexibilidade nos profissionais para favorecer resultados de alto desempenho;


* Trabalhar valores e crenças emergentes para elevar a percepção imparcial das necessidades e oportunidades de relacionamento com clientes;


* Promover a mudança de atitude para atingir um nível mais elevado de prestação de serviços;


* Conscientizar os profissionais sobre as vantagens do segmento do Luxo e do Premium para os diferentes segmentos de mercado.



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