Selecione o Profissional
 

Adalberto Piotto

TEMAS:


Adalberto Piotto é âncora da Rádio CBN de São Paulo desde o ano 2000 no programa CBN Total, é consultor de media training para assessorias de comunicação, onde tem treinado executivos de grandes companhias brasileiras. Também trabalhando como mediador de debates e apresentador de seminários nas áreas de política e economia, além de sempre atender a convites de universidades para palestras nas faculdades de jornalismo.


Em maio de 1998, quando começou como repórter depois de duas temporadas de meses de estudo fora do país. Formou-se em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba. Antes, durante 8 meses, tinha sido aluno da Escola da Marinha em Florianópolis. Com especialização em economia pela Fipe-USP, estudou inglês e cultura britânica no St. Giles College de Londres e na Leeds Metropolitan University, norte da Inglaterra. Nascido na pequena Rio das Pedras, interior de São Paulo.


Depois de anos trabalhando em emissoras de TV do interior, a maioria delas afiliada às grandes redes do país, como a TV Brasil, SBT de Campinas, como repórter, cheguou à CBN.


A experiência de repórter único da emissora no horário das 17h à meia-noite, logo depois de ter morado na Europa, foi decisivo para habituar-se à metrópole cosmopolita do país e entender a realidade brasileira sob uma ótica mais ampla e diversificada. Como repórter, teve como desafio lidar diariamente com pautas diferentes (várias vezes, foi chamado a sair do tapete felpudo de uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes ou da Fiesp para acompanhar um triste resgate de vítimas de deslizamento de terra na incrivelmente pobre e desorganizada periferia da cidade. Tudo numa mesma noite de trabalho).


Com várias viagens para reportagens no exterior teve entre elas, o Seminário Energy & Power em Houston, Texas, que discutia a abertura do monopólio do petróleo no Brasil. Em 2004, foram três semanas de viagem por cinco estados norte-americanos como convidado do Departamento de Estado dos EUA, para um programa chamado International Future Leadership, focado em visitas aos principais órgãos de política externa e comercial e à universidades e empresas de comunicação e midia. Foi nesse outubro/novembro de 2004 que cobriu as eleições americanas e eventos sobre comércio internacional. À época, o comitê organizador convidou-o a ser palestrante da Semana de Educação Internacional da New School University de Nova York.


Em junho de 2006, como visitante convidado do Ministério de Relações Exteriores da França. A viagem abrangeu entrevistas sobre Relações Internacionais (Iraque, Irã, Conselho de Segurança da ONU), Comércio Exterior (rodada Doha, negociações Mercosul/União Européia) e Política Agrícola Francesa.


Escreveu a série especial de reportagens "O 11 de Setembro: um ano depois", indicada ao Prêmio Libero Badaró de Jornalismo. Indicado aos prêmios Ethos pela série sobre responsabilidade social das empresas, Imprensa Embratel com a reportagem "Pirataria nas Ruas do Brasil" e GP Ayrton Senna de Jornalismo com "Escola de crianças.no hospital!" sobre educação hospitalar de crianças no Hospital do Câncer de São Paulo.


Outros Palestrantes do mesmo tema


Serviços
  • Clique aqui se você é um Palestrante e deseja participar do casting da Mix Palestras.
  • Clique aqui para obter uma proposta ou contratar um palestrante
Contato