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Floriano Serra

TEMAS:


Floriano Serra é psicólogo, com Pós-graduação em Propaganda e Marketing (ESPM), e Especialização em Análise Transacional (ALAT).


Atua em Recursos Humanos há mais de 30 anos e é diretor de Recursos Humanos e Qualidade de Vida da APSEN Farmacêutica. Ex-gerente e ex-diretor corporativo de Recursos Humanos em diversos grupos nacionais e internacionais como Banco Econômico; Grupo Engesa; Grupo Santista Têxtil (Bunge y Born); Grupo BSH Continental (Bosch-Siemens); Fundador e diretor-presidente do IPAT - Instituto Paulista de Análise Transacional e da SOMMA4 Consultoria em Desenvolvimento Pessoa e Organizacional.


Com forte atuação em processos comportamentais, Floriano caracterizou suas gestões pela busca de resultados, através da valorização pessoal e profissional dos funcionários e pela humanização do clima organizacional, além da relação capital x trabalho.


Por suas ações inovadoras, em 1996 recebeu o Prêmio Destaque RH do Ano, outorgado pela revista Gestão Plus & RH em Síntese. Floriano Serra é, ainda, autor de mais de uma dezena de livros sobre o comportamento humano (o mais recente é O gerente que veio do céu) e escreve artigos para jornais, revistas e sites de RH freqüentemente. As palestras que ministra em todo o Brasil têm como mensagem principal a busca do sucesso sem o comprometimento da qualidade de vida dos colaboradores da empresa.


Mesmo com vasto conhecimento dos aspectos legais, administrativos, políticos e estratégicos de RH adquiridos nesse período, Floriano, para sua atuação em Consultoria de Empresas, optou pelo segmento no qual se considera um especialista: comportamento humano, tanto na esfera pessoal quanto profissional/organizacional. Certamente essa escolha foi resultado de sua antiga atração pelo tema, reforçada pela Formação em Psicologia (Faculdade Paulistana, 1983) e atuação como psicoterapeuta por mais de 10 anos. Para compreender ainda mais o processo da comunicação e formação de opinião entre pessoas, Floriano pós-graduou-se em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.


Em complemento à sua formação acadêmica, Floriano é especializado em Análise Transacional pela Associación Latino Americana de Analisis Transaccional (ALAT/Argentina), pela qual credenciou-se como Membro Especial, e em Programação Neurolinguística, qualificado como Practitionner pela Sociedade Brasileira de PNL.


Temas das palestras


-LIDERANÇA TRANSACIONAL


Promovendo Transformações Pessoais para a Excelência da Liderança.


1. REVISÃO DO MÓDULO I: Breve revisão dos conceitos vistos no Mod. I.


2. A VISÃO QUE TENHO DAS PESSOAS (POSIÇÃO EXISTENCIAL): Por que algumas pessoas me fazem sentir superior ou inferior? Como isso afeta meus relacionamentos e minha carreira?


3. METAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS (ARGUMENTO DE VIDA): Como tem sido minha história de vida? Há acontecimentos que se repetem independentemente da minha vontade? Há mais fracassos que sucessos? Profissionais com Argumentos de Vida de Vencedor e Perdedor. A dinâmica e origem dos comportamentos impulsivos inadequados.


4. RELAÇÕES PREDADORAS NO TRABALHO (JOGOS PSICOLÓGICOS): Porque algumas pessoas "representam" ou "jogam", atuando como Salvadoras, Perseguidoras ou Vítimas, gerando conflitos nas relações profissionais.


5. USO ADEQUADO DO TEMPO (ESTRUTURAÇÃO DO TEMPO) - A distribuição equilibrada do tempo, promovendo o equikíbrio entre vida pessoal e profissional.


6. LIDANDO COM AS EMOÇÕES NO TRABALHO (EMOÇÕES) - O uso das Emoções como recurso da Liderança para motivação e interação com a equipe.


-"SOMOS TODOS VENCEDORES"

PRINCIPAIS PONTOS QUE SERÃO ABORDADOS:


    Situação atual do Clima Organizacional no mercado em geral.


    Que imagem temos de nós mesmos? Por que há situações ou pessoas que nos deixam inseguros? Como lidar com essas pessoas?


    Riscos reais do mau humor no trabalho.


    Como lidar com pessoas que "jogam" criando relações negativas


    Vencedores sabem equilibrar o uso da Emoção e da Razão. Como isso é possível?


    O conceito transacional de Personalidade e sua influência no pensamento e no comportamento das pessoas;


    Conciliando Estilo de Vida e Pressão no Trabalho;


    Todos nascemos Vencedores. Por que algumas pessoas mudam para o caminho dos Perdedores?


    Como uma visão otimista e bem humorada da vida e do trabalho pode afastar as ameaças à Qualidade Vida e à saúde física e emocional do profissional, dando-lhe a energia natural dos VENCEDORES


-"E POR QUE NÃO?"


Desenvolvendo o pensamento criativo para enfrentar e vencer os novos desafios.


PRINCIPAIS PONTOS QUE SERÃO ABORDADOS


    PERCEPÇÕES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS - As pessoas têm diferentes percepções do mesmo fato ou situação e por isso vêem a solução dos problemas de maneira também diferente.


    TODAS AS PESSOAS PODEM SER CRIATIVAS - Como a capacidade de Percepção e o potencial Criativo podem ser bloqueadas ou reprimidas em função de determinadas  características da  Personalidade. Como o "jeito de ser" da pessoa pode ajudar ou limitar seu potencial inovador.


    BLOQUEIO DA CRIATIVIDADE - Como a capacidade criativa pode ser  bloqueada. A origem desses bloqueios e como podem ser superados. O conceito transacional dePersonalidade e sua influência na manifestação dos processos criativos.


    QUEBRA DE PARADIGMAS - A "tentação" de permanecer na "zona de conforto" e de fazer sempre igual porque "sempre se fez assim", repetindo a "mesmice". A necessidade de rever paradigmas s hábitos de rotina diante dos novos desafios.


    EXERCÍCIOS PARA DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL CRIATIVO


ANÁLISE TRANSACIONAL APLICADA A VENDAS


Conteúdo Programático:


01. MEU JEITO DE SER: Os tipos transacionais de Personalidade; Características de cada tipo; Origens na formação; Disfunções, Exercício de Autoconhecimento.


02. COMO ME EXPRESSO: Como me mostro aos colegas, pares, gestores e clientes; Quais comportamentos mais me caracterizam; Reações típicas de cada um deles; Exercício de Autoconhecimento.


03. COMO ME RELACIONO COM OS COLEGAS E CLIENTES: Meu estilo de Relacionamento com os colegas, pares e gestores; Como esse estilo afeta meu modo de negociar; Em que preciso mudar para obter melhores resultados; Desqualificação como convite ao conflito; Regras para uma Comunicação Eficaz e um Relacionamento harmonioso e produtivo em Vendas.


04. SERÁ QUE MEUS COLEGAS E CLIENTES ME VEÊM DA MESMA MANEIRA QUE ME VEJO?: Nem sempre o percepção que uma pessoa tem de si corresponde ao modo como ela é vista pelos demais, pois muitas vezes ela não tem consciência do seu comportamento.


05. COMO EQUILIBRO A AFETIVIDADE SEM COMPROMETER O PROFISSIONALISMO?:  O calor humano é importante nas relações pessoais e comerciais, desde que gerado de forma e em níveis adequados. Como obter esse equilíbrio em favor dos bons resultados.


06. REVENDO E MUDANDO COMPORTAMENTOS: Reflexões sobre a necessidade de mudanças. Contrato Pessoal para Mudanças. Conclusões.


Livros


-"Posso Contar com Você?"( Ed. Ágora ) e "Não Basta Amar Bastante" (Ed. Gente ), onde trata do resgate das emoções e da harmonia da vida a dois;

-"E por que não...?" (Ed. Gente), sobre desenvolvimento do pensamento criativo e da motivação para Mudanças;

-"Diga Olá ao seu Anjo" (Ed. Gente) sobre espiritualidade no trabalho e na vida pessoal e

-"O Gerente que veio do Céu" (Ed. Gente), onde propõe um estilo de liderança humano, justo e bem humorado, sem prejuízo dos resultados buscados pela empresa.


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